Prefeitura Municipal realizará aplicação de inseticida para combater leishmaniose

 

Ação acontecerá na próxima quinta-feira nos bairros Colinas do Tietê e Vila Floriano.

 

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima quinta-feira (8) a aplicação de inseticida para controle dos mosquitos transmissores da leishmaniose visceral. A equipe da Secretaria de Saúde já está sendo treinada para aplicar o inseticida da maneira adequada.

 

O inseticida será aplicado em dois bairros que tiveram registros confirmados da leishmaniose em humanos: Colinas do Tietê e Vila Floriano. Ao todo, está programado para o inseticida ser aplicado em 833 imóveis, buscando eliminar o mosquito transmissor da leishmaniose.

 

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos seres humanos para os animais e vice-versa, acometendo, em especial, o cão doméstico. Seu agente etiológico é o protozoário Leishmania chagasi. No Brasil é transmitida principalmente pelo mosquito palha de coloração amarelada. Os principais sintomas em humanos são febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e anemia. Pode haver aumento do volume abdominal devido ao aumento do fígado e baço.

 

Nos cães os principais sintomas são crescimento exagerado das unhas, emagrecimento, anemia, feridas e queda de pelo nas pontas das orelhas, queda de pelo ao redor dos olhos, feridas entre os dígitos, entre outros. Vale ressaltar que existem também animais assintomáticos, ou seja, podem não estar apresentando sintomas, mas são reservatórios da doença.

 

A melhor forma de prevenção da Leishmaniose é evitar o acúmulo de fezes e de matéria orgânica (folhas, frutos, restos de galhos) nos quintais. Para minimizar o sombreamento do ambiente recomenda-se a poda periódica das árvores e folhagens. Essas ações diminuem as chances de proliferação do mosquito palha.

 

Devido à gravidade dessa zoonose, o município de Pereira Barreto, através do Centro de Controle de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oferece o exame para diagnóstico de Leishmaniose em cães. Para realiza-lo, é só entrar em contato pelo telefone 3704-4786.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]