Prefeitura Municipal implanta mais um Serviço na área de Assistência Social

Pereira Barreto agora conta também com a unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para atender a população.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto finalizou neste ano a implantação da unidade do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. A assistência social já realizava atendimento desde 2014 através da equipe de Proteção Social Especial, mas durante o ano de 2015, o serviço foi implementado com a estruturação da equipe e ampliação do atendimento.

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social tem como papel principal oferecer o atendimento especializado a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou que tenha sido vítima de algum tipo de violência.

 

O público alvo do CREAS abrange crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e familiares que tenham sofrido violação de direitos ou violência de natureza grave; familiares e adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

 

O CREAS tem como principais objetivos:

 

– Apoiar a família e contribuir para o fortalecimento de sua função de proteção e vínculos familiares e comunitários;

– Corroborar para a interrupção / superação da situação de violência ou violação de direitos;

– Proporcionar o acesso das famílias e indivíduos aos direitos socioassistenciais e à rede de proteção social;

A equipe técnica CREAS conta com Assistentes Sociais, Psicólogo, Auxiliares Administrativos e Pessoal de Apoio.

 

Dentre as principais atividades da equipe, estão: acolhida e escuta personificada e respeitosa, desenvolvimento de oficinas temáticas, estudos de casos com a rede, formação de Grupos socioeducativos, atendimento psicossocial individual e familiar, visitas domiciliares, articulação com rede de serviços e proteção social, articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, desenvolvimento de campanhas socioeducativas com a sociedade civil e órgãos públicos e privados e realização de Palestras e oficinas com usuários e trabalhadores da rede de atendimento.

 

O acesso aos Serviços do CREAS pode ser feito por meio de procura espontânea ou denúncia das famílias, indivíduos ou comunidade em geral, ou ainda através de encaminhamento dos órgãos que compõe a rede: CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Santa Casa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, etc.

 

A unidade está localizada na Rua Fauzi Kassin, nº 1675, próxima à Rodoviária Municipal. O telefone para contato do CREAS é 3704 -4918, e o atendimento ao público é realizado das 8h às 11h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta feira. 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]