Prefeitura Municipal disponibiliza novos pontos de coleta do programa de troca de óleo de cozinha usado por óleo novo

A partir da próxima segunda-feira, munícipe deverá levar o produto até a Secretaria Municipal de Assistência ou até o SAAE para realizar a troca.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto segue com o programa de troca de óleo de cozinha usado junto à população, no programa os munícipes podem levar o óleo usado até os pontos de coleta e receber um litro novo de óleo. A cada 4 litros óleo entregues nos postos de coleta, 1 litro novo é dado ao cidadão. O óleo de cozinha utilizado nas residências pode representar um grande perigo para o meio ambiente se não for descartado corretamente.

Para viabilizar o programa, dois novos pontos de troca do produto foram definidos: nas segundas, quartas e sextas-feiras, os interessados deverão entregar o produto usado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Avenida Benedito Jorge Coelho, nº 4736. Já nas terças e quintas-feiras, o ponto de troca é o SAAE.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e empresa Ena Coleta de Óleo.  Qualquer cidadão pode participar do programa, basta ir até o local de coleta, e lá retirar um cupom, que dá direito ao novo litro de óleo, que deve ser retirado no local. 

O óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats. 

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]