Prefeitura de Pereira Barreto orienta população sobre riscos com escorpiões

Caso a pessoa seja picada deve ser encaminhada imediatamente a uma UBS

A prefeitura da Estância Pereira Barreto através da equipe de controle de vetores, equipe esta da Secretaria da Saúde, orienta a população sobre os riscos com escorpião.

Em alguns casos isolados, moradores apontaram a presença deste animal invertebrado em residências. A equipe tem monitorado a situação e em casos onde é identificado algum foco tem realizado o combate com aplicação de veneno e pede a colaboração da população para a eliminação dos escorpiões, todos devem se conscientizar e limpar caixas de gorduras onde há presença de baratas e outros insetos, não deixar entulhos no quintal, como telhas, madeiras, tijolos, tudo que possa servir de abrigo para o escorpião.

Eles costumam se instalar em locais unidos preferencialmente onde haja lixo e se alimentar de animais invertebrados, tais como: cupins, grilos, baratas, moscas, mutucas e outros, e também de outro aracnídeo, a aranha. Podendo passar até um ano sem comer e consumindo pouquíssima água ou quase nada durante toda sua vida. Seus predadores naturais são lacraias, seriemas, corujas, gaviões, sapos, camundongos, algumas formigas e até mesmo os próprios escorpiões.

A espécie predominante em Pereira Barreto é o escorpião amarelo. Esta espécie é formada somente por fêmeas que reproduzem sem a necessidade da presença do macho e vivem em média de 3 a 4 anos.

Os sintomas mais comuns quando uma pessoa leva uma picada de escorpião é a dor no local da ferroada, é uma dor imediata intensa que aos poucos vai se espalhando, podendo ocasionar febre, vômito, suor intenso.

Caso uma pessoa seja picada por um escorpião ela deve ser encaminhada imediatamente a UBS mais próxima e se possível leve o animal para identificação. Não realize a automedicação ela pode ser fatal.

img 20170125 wa0080 55361

img 20170118 wa0077 f368e