Pereira Barreto é contemplada como Projeto Clube do Bem-te-vi

Projeto é voltado para educação no trânsito.

clube do bem te vi 1 47199Foi realizada nesta terça-feira (30), no Centro de Formação dos Professores “Prof.ª Nilse Emília Garcia Carneira”, uma reunião contando com a presença dos membros CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), COMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito de Pereira Barreto) e também da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com representantes do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP). Na reunião foi discutida a implantação do Projeto Clube do Bem –te-vi.

No encontro, os técnicos do DETRAN-SP, Edson Centamori e João Carlos Rodrigues, analisaram a viabilidade da implantação do projeto no município. Diante do trabalho conjunto que hoje é desenvolvido no município com os membros dos conselhos e com a Secretaria de Educação, Pereira Barreto passa agora a ser contemplado com Projeto Clube do Bem-te-vi.

Participarão do Projeto Clube do Bem-te-vi as seguintes unidades escolares: EMEB “Com. Hirauyki Enomoto”, EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues”, EMEB “Celda Mello de Oliveira”, a APAE, e ainda há a possibilidade de serem incluídas no projeto o Colégio XI de Agosto e a Escola Santo André.

Desenvolvido por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar, o programa leva às salas de aula palestras e atividades lúdico-pedagógicas ministradas por policiais militares, que utilizam diversos recursos audiovisuais. O programa existe desde 1990 leva aos pequenos os conceitos de cidadania e segurança no trânsito. Assim, eles viram agentes de trânsito mirim e, de forma lúdica, os alunos aprendem noções de segurança no trânsito, como a forma correta de atravessar a rua, o uso do cinto de segurança, os cuidados com brincadeiras nas vias públicas, regras para a condução de bicicleta, entre outras dicas.

A próxima etapa agora é realizar algumas ações sócio-educacionais nas escolas de Pereira Barreto, que possuem turmas dos 2º aos 5º anos do Ensino Fundamental, como um concurso de desenho, onde os alunos, de forma lúdica, vão retratar como eles enxergam o trânsito no município. Serão escolhidos dois alunos de cada série de todas as escolas participantes do projeto que irão receber um kit, contendo material para ilustrar que eles são participantes do Clube do Bem-te-vi. Já de 21 a 25 de maio deste ano, dois técnicos do Projeto Clube do Bem-te-vi, virão até as escolas participantes do programa, inclusive da Zona Rural de Pereira Barreto, para ministrarem palestras dentro das salas de aula, mostrando mais sobre a educação no trânsito.

Para o Prefeito Joãozinho, a inclusão de Pereira Barreto no Projeto Clube do Bem-te-vi é mais uma grande ação pedagógica que será realizada no município, colaborando para tornar as crianças da rede de ensino de Pereira Barreto, cidadãos mais conscientes e aptos a também educar os adultos para a questão do trânsito.