Pereira Barreto conta com modelo eficiente de monitoramento da qualidade de água

Município atende a todas as resoluções estabelecidas pelo Governo Federal, garantindo a distribuição de uma água própria para consumo.

A vida humana, assim como a de todos os seres vivos depende da água, mas a nossa dependência da água vai além das necessidades biológicas: precisamos dela para limpar as nossas casas, lavar as nossas roupas, realizar nossa higiene pessoal, e muito mais; inclusive para limpar máquinas e equipamentos, irrigar plantações, dissolver produtos químicos, criar novas substâncias, gerar energia, e é claro que vai muito além de todas destas necessidades.

É aí que está o perigo! A atividade humana muitas vezes pode comprometer a qualidade da água. Residências, indústrias e outros locais; podem despejar em rios e mares substâncias que prejudicam a nossa saúde, por isso; escolher bem a água que bebemos e proteger rios, lagos e mares são cuidados essenciais à vida no planeta.

A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais e podem causar doenças infecciosas transmitidas pela água; tais como:

Cólera

Causada pela bactéria Vibrio Cholerae, caracteriza-se por um caso grave de diarreia aquosa, levando rapidamente à desidratação. Pode ser adquirida também por via fecal-oral, por meio de água ou alimentos contaminados.

Diarreia Infecciosa

Vários vírus, germes, parasitas e bactérias podem contaminar a água, na maioria das vezes pela via fecal-oral, e causar quadros bem graves de diarreia.

Hepatite A

A Hepatite A é uma infecção viral cuja transmissão se dá pela via fecal-oral, contaminando alimentos através da falta de higiene ou do contato das fezes infectadas com a água, onde não há saneamento básico. Alguns dos sintomas são: diarréia, náusea, perda de apetite, febre, dores pelo corpo e vômitos. Uma semana após o contágio e o aparecimento dos sintomas, o paciente apresenta a icterícia, cujos sintomas são pele e olhos amarelados.

Esquistossomose

Conhecida também como doença do caramujo ou barriga d’ água, a esquistossomose é uma infecção transmitida pelo parasita Schistosoma, que vive em águas povoadas pelo caramujo e contaminada por fezes.

Leptospirose

Transmitida principalmente pelos ratos de esgoto, a leptospirose se dá por diversas formas, sendo a principal, pelo contato direto da pele humana com a água contaminada pela urina dos roedores. Febre alta, calafrios, dores pelo corpo, diarreia, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas da doença, além da vermelhidão acentuada dos olhos.

Porém esta água deve conter sais minerais em quantidade necessária à saúde.

Os pereira-barretenses têm à disposição uma água tratada e monitorada com a realização de exames laboratoriais periódicos. O Ministério da Saúde dispõe do Programa Pró-Água e SISÁGUA preconizados a todos municípios através dos Departamentos Municipais de Vigilância Sanitária Municipais para que todos os Sistema de Abastecimento de Água seja monitorado através das coletas de água que são enviadas para análise. O Laboratório Adolfo Lutz Regional mantém um trabalho interligado com os municípios, onde em todo início de ano é disponibilizado um calendário com as datas específicas da coleta mensal, sendo realizadas em todos os meses do ano; e sempre obedecendo este cronograma para que se possa cumprir com a meta estabelecida aos municípios. A coleta é realizada em vários pontos da cidade para se obter um resultado específico de cada setor do município. Além deste cronograma o Departamento Municipal de Vigilância sanitária realiza coletas em vários pontos da cidade verificando se o teor de cloro adicionado está entre os limites do que é permitido pela Portaria MS/GM de 12 de Dezembro de 2011.

Além disso, o Sistema de Abastecimento de Água do município mantém em sua rotina um controle da qualidade da água, onde mensalmente e semestralmente são enviados ao Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, em atendimento à Resolução SS-65 de 02 de Agosto de 2005, os relatórios contendo as análises de todos os parâmetros necessários para verificar se a água atende todas as normas sanitárias.

Pode-se afirmar que em Pereira Barreto, o controle é totalmente responsável onde o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) mantém sempre controlado os parâmetros da análise de nossa água e o Departamento Municipal de Vigilância Sanitária atua constantemente atendendo ao que é pactuado ao município. Contudo, a população pode ficar tranquila, pois estão ingerindo uma água totalmente saudável.