Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL realizou comemoração dos 100 anos de samba

Especial “100 Anos de Samba” foi realizado no Espaço Cultural da Creche e Berçário “Menino Jesus” no último sábado.

A Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL realizou no último sábado (11) uma celebração dos 100 anos de Samba com uma grande roda de samba. O especial fez parte do projeto “Sopros, Catira e Viola”.

Apresentado no Espaço Cultural da Creche e Berçário “Menino Jesus”, localizado na Avenida Brasil, o especial contou com a participação de diversos grupos musicais de Pereira Barreto como os grupos ”Pagode dos Amigos”, ”Repercussão”, “Samba Nosso”, “Chega D Silêncio” e “Hoje eu Quero”.

Quando o samba surgiu no século XX, era marginalizado e rejeitado pelas elites, pois reunia músicos de morros e nas casas das famosas ‘tias baianas’, descendentes de escravos. Hoje é um dos ritmos mais populares do nosso país e referencia da diversidade musical e cultural brasileira.

O projeto “Sopros, Catira e Viola” é realizado pela AERFAC – Associação Educacional e Recreativa FACMOL, por meio do PROAC Edital 38/2016, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Creche e Berçário Menino Jesus e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto.