Equipe do Setor de Iluminação Pública e Manutenção Elétrica participa de curso sobre segurança no ambiente de trabalho

Curso faz parte da reciclagem que os profissionais do setor devem passar a cada dois para informarem-se sobre as normas regulamentadoras.

A equipe do Setor de Iluminação Pública e Manutenção Elétrica da Prefeitura Municipal está participando nesta semana de um curso sobre as normas de segurança do trabalho. O curso está sendo ministrado para os profissionais do setor na sala de reuniões do Paço Municipal “Francisco Vidal Martins” e também em alguns pontos do município para demonstrações de campo. O treinamento aborda duas normas regulamentadoras, a NR-10 e a NR-35, fundamentais para que os servidores do Setor de Elétrica da Prefeitura compreendam as medidas de segurança fundamentais para desempenharem seu trabalho dentro do padrão estabelecido pela lei brasileira.

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Já a NR-35 aborda os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com atividades executadas acima de dois metros do nível inferior de onde se encontra o trabalhador, onde haja risco de queda.

O treinamento ressalta a preocupação da Administração Municipal em relação a toda a capacitação e a promoção da segurança em ambiente de trabalho, além de atender a reciclagem que é necessária que a equipe do Setor de Iluminação Pública e Manutenção Elétrica da Prefeitura Municipal precisa passar a cada dois anos.