Equipe do CRAS de Pereira Barreto realizou percurso de palestras para falar sobre direitos socioassistenciais

 

Ciclo de palestras foi realizado em vários pontos município.

 

A Equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Pereira Barreto realizou um ciclo de palestras com o tema “O CRAS enquanto porta de entrada para acesso à direitos”, buscando  informar sobre os direitos socioassistenciais, quais são e como acessar. A palestra foi ministrada pela coordenadora do CRAS, Elisangela.

 

Conforme o objetivo, o encontro pode trazer informações para conhecimento e divulgação sobre os trabalhos em grupos existentes no CRAS, sensibilizando para inserção nas ações e participação nas atividades, principalmente sobre os serviços ofertados no CRAS através do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento integral à família.

 

Este serviço consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Além das orientações sobre os serviços ofertados pelo CRAS, as famílias receberam orientações sobre os Programas de transferência de renda do Governo Estadual e Federal e suas formas de acesso através do Cadastro único dos Programas Sociais do Governo Federal.

 

Estes momentos buscam levar a população a ter um olhar diferenciado para o CRAS, desconstruindo o símbolo de que só é um local aonde pessoas vão para Bolsa-Família, ou cesta básica. O trabalho social com famílias realizado pela equipe contempla as mais variadas ações, dentre elas acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas, encaminhamentos entre outros.

 

Durante a palestra houve a interação para esclarecimentos de dúvidas e notou-se que muitos não são participantes das ações do CRAS, e tão pouco têm conhecimento sobre o trabalho social com famílias que é realizado. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta  de serviços da proteção social  básica do Sistema Único de  Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

 

No CRAS são ofertados alguns serviços entre eles o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

 

O PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família consiste no trabalho social com famílias que tem como objetivos fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida e também prevenir a ruptura  dos  vínculos  familiares  e  comunitários,  possibilitando  a  superação  de  situações de fragilidade social vivenciadas.

 

Além disso, o PAIF promove aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades e promove  acessos  a  benefícios,  programas  de  transferência  de  renda  e  serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social e apoia famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

 

O público alvo das ações do CRAS são famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]