Equipe da Prefeitura de Pereira Barreto participou de reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente

Reunião aconteceu na sede da CETESB em São Paulo.

A Chefe de Gabinete, Thaís Neve Suzuki, a Diretora de Meio Ambiente, Sandra Seki e o Fiscal de Posturas, Valdir Castro, da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, participaram nesta semana de uma importante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA). A reunião foi realizada na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O CONSEMA tem como presidente, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e na reunião, a apresentação do Programa Palmito Legal, que está desenvolvendo ações para promover a conservação do palmito-juçara, integrando governos estadual e federal, produtores, comerciantes e sociedade civil. Importante destacar que a preservação da juçara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para cerca de 70 espécies, entre aves e mamíferos.

Para coibir esse tipo de exploração, o Grupo de Trabalho está criando ações para fomentar o manejo sustentável do palmito, o desenvolvimento da cadeia de produção, a conscientização da população para o consumo legal e a fiscalização para conter o crime organizado.

Além do Programa Palmito Legal, os conselheiros conheceram as Ações de Proteção Animal, que serão lançadas na quinta-feira (29), durante evento no Palácio dos Bandeirantes. O Projeto Ninhos, campanha de comunicação e divulgação da importância da guarda responsável em rodovias e transporte público estadual, controle populacional de cães e gatos no entorno de unidades de conservação, manejo de fauna silvestre em vida livre e parecerias com universidades e ONGs são algumas delas.

A participação dos municípios paulistas é importante para pontuar no Programa Município VerdeAzul. Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.