Em comunicado, CETESB libera banho nas águas da praia Pôr do Sol em Pereira Barreto

A prefeitura da estancia Turística de Pereira Barreto comunica que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), emitiu um comunicado no final da tarde desta sexta-feira (14), com o resultado do laudo realizado pela Companhia no último dia 11. Nesse documento, a CETESB atesta como de boa qualidade a água do Rio Tietê na praia Pôr do Sol no município de Pereira Barreto. Confira na integra o documento emitido pela CETESB:

“Prezado,

A Resolução CONAMA 274/2000 estabelece um mínimo de 5 amostragens  semanais sucessivas de parâmetros microbiológicos para a classificação das condições de balneabilidade da praia, além da ausência de floração de algas, dentre outras condições.

Em 11.12.2018 a CETESB realizou uma nova vistoria na praia do Pôr do Sol em Pereira Barreto, não identificando a presença de florações de algas. As análises da amostra coletada neste dia indicaram boa qualidade da água, com baixas concentrações de E.coli, de cianobactérias  e de cianotoxinas (microcistina e saxitoxina). Portanto, considera-se que o evento crítico observado nesta praia no período de 03 a 07.12.2018 foi superado.

Para classificação sistemática desta praia, conforme a Resolução CONAMA., a Prefeitura poderá eventualmente implantar um programa de monitoramento semanal da concentração de parâmetros microbiológicos. Além disto, deverá ficar em alerta com relação a floração de algas e, caso seja detectada a formação de “nata verde”, orientar preventivamente a população a evitar o contato direto e ingestão da água.

Caso a Prefeitura tenha interesse na implantação deste programa de monitoramento, a CETESB coloca-se a disposição para orientar seu quadro técnico.

Atenciosamente,

Maria Helena Martins

Gerente do Departamento de Qualidade Ambiental da CETESB”

Diante deste fato, a prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto comunica que as atividades nas águas na praia Pôr do Sol poderão ser realizadas normalmente. A prefeitura ainda informa que continuará monitorando as condições das águas no local.

praia municipal banhistas por do sol bae30