Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira

Compartilhe:

Data busca discutir a importância da mulher na sociedade.

O Dia Internacional da Mulher nasceu de uma grande greve realizada pelas operárias de uma fábrica em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de março de 1857. As operárias ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

No ano de 1910, durante uma conferência em Copenhagen, Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho ressaltou a importância da mulher na sociedade: “a mulher sofre com diversas barreiras, mas está a cada dia ocupando seu espaço e vieram para dar um toque de carinho e amor nos trabalhos que anteriormente eram realizados somente por homens, quero que todas recebam esta homenagem do prefeito e também do cidadão Joãozinho, parabéns a mulher”, salientou o prefeito.

  • 35
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *