CREAS promoveu oficina de orientação aos funcionários do Lar dos Idosos

Encontro objetivou promover uma discussão e ampliar saberes sobre o processo de envelhecimento, o ato de cuidar e a institucionalização dos idosos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na última semana uma oficina de orientação com os funcionários do Lar dos Idosos “Parque Frederico Ozanan”. A equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou a oficina com o objetivo desta oficina é promover a discussão e ampliar saberes sobre o processo de envelhecimento, o ato de cuidar e a institucionalização dos idosos.

Neste primeiro encontro foi abordada a importância do cuidador e do ato de cuidar dos idosos, e a visão destes sobre o envelhecimento com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos institucionalizados.

A equipe do CREAS se reunirá mais duas vezes com a equipe do Lar para tratar sobre as potencialidades e efeitos da senescência e luto e finitude.

Dentre as principais atividades da equipe do CREAS, estão: acolhida e escuta personificada e respeitosa, desenvolvimento de oficinas temáticas, estudos de casos com a rede, formação de Grupos socioeducativos, atendimento psicossocial individual e familiar, visitas domiciliares, articulação com rede de serviços e proteção social, articulação com o Sistema de Garantia de Direitos, desenvolvimento de campanhas socioeducativas com a sociedade civil e órgãos públicos e privados e realização de Palestras e oficinas com usuários e trabalhadores da rede de atendimento.