CREAS desenvolve oficinas de orientação sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes

Trabalho realizado desde 2015 visa orientar professores como proceder em casos de suspeita ou relatos de violência ou abusos sexuais contra menores.

O CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou em 2015 uma série de oficinas de orientação sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, e dando continuidade nesse trabalho, foram realizados mais encontros, agora com os professores do ensino fundamental da rede municipal.

Os professores receberam orientações quanto os efeitos nocivos desse tipo de violência, a importância de abordar a sobre a prevenção em sala de aula, e principalmente em como proceder nos casos de suspeita ou onde houver relatos pelas crianças que tenham sofrido a violência ou abuso sexual.

Nas oficinas, são tratados os trabalhos que são feitos por toda a rede de garantia de direitos de Pereira Barreto, a ficha e o fluxo de notificação, conforme estipula o Protocolo de Atendimento no enfrentamento à violência contra criança e adolescente, recentemente lançado em Pereira Barreto.

A primeira escola onde a oficina foi desenvolvida foi a EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”, os próximos encontros serão nas EMEBs “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues” e “Celda Melo de Oliveira”.

É importante ressaltar a importância de trabalhar esta temática tão relevante para toda a rede socioassistencial, pois quando se trata de violência sexual, ainda tem-se que enfrentar muitos tabus e obstáculos para se efetivar direitos como, por exemplo, o medo de denunciar.

O CREAS funciona anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Fauzi Kassim, nº 1675 e o telefone de atendimento é 3704-4918.