Com a inauguração do CRAS, saiba quais são os serviços oferecidos na Secretaria Municipal de Assistência Social

CRAS foi inaugurado na última semana, objetivando prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto inaugurou na última terça-feira (28 de Julho) o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. O principal objetivo do CRAS é prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como o abandono, isolamento social, a violência intrafamiliar, entre outras situações. Outros objetivos são: o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso à direito e ao exercício da cidadania.

Com a inauguração do CRAS, no prédio onde é a Secretaria Municipal de Assistência Social serão realizadas as ações de Gestão da Politica Municipal de Assistência Social, e ainda permanecerá também o atendimento da Proteção Social Especial.

As principais atribuições da Gestão são:

– coordenação geral do SUAS – Sistema Único de Assistência Social no âmbito municipal;

– normatizar e regular a política de assistência social no âmbito municipal em consonância com as normas gerais da União e Estado;

– organização e gestão da rede municipal dos serviços, programas e projetos socioassistenciais;

– supervisão, monitoramento e avaliação das unidades públicas de Assistência Social e dos serviços prestados pelas entidades beneficentes na área de assistência social, denominadas rede socioassistencial privada;

– gestão financeira dos recursos da área de Assistência Social;

– Estrutura e Assessoria dos Conselhos afetos sendo: CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos do idoso e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

A Secretaria Municipal de Assistência Social está localizada na Rua Fauzi Kassin, nº 1675.