CAMPANHA ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

É possível mudar o cenário para 2012 só depende de você!

A Campanha teve inicio no mês de Novembro com arrastão de 07 a 16, com objetivo de eliminar recipiente que possa acumular água e tornar-se criadouro do mosquito aedes aegypti. Essa ação contou com o trabalho das equipes de Controle de Vetores, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Secretaria de Serviços, Transportes e Obras Públicas, que visitaram os imóveis (residências, comércios, prédios públicos, terrenos, dentre outros), orientando e recolhendo os materiais.

De 07 a 18 de Novembro discentes e docentes das E.M.E.I.s e Creches Municipais, foram orientados através de trabalho expositivo com maquete ilustrando uma “casa problema” com miniaturas de possíveis criadouros. A Maquete foi montada em parceria com o Projeto De Bem Com a Vida, após orientações os alunos montaram cartazes, que na sequência foram expostos nas U.B.S.s.

Nas Escolas Estaduais Agnes Liedtke e Mitsusada Umetani, os alunos elaboraram redações com o tema Dengue, os melhores textos serão publicados no jornal e site local. Para finalizar foram realizadas visitas domiciliares pela equipe do Programa Escola da Família da EE Agnes Liedtke em alguns bairros próximos a escola com orientação sobre os cuidados e prevenção através dos participantes do programa e o trabalho foi acompanhado de carro de som volante para divulgação do trabalho

Ao mesmo tempo os integrantes do Interact Clube abordaram os fregueses dos mercados Carvalho e Proença I e II, para preenchimento de cupons com perguntas sobre a doença, cuidados e prevenção. Após sorteio foram analisadas as respostas corretas e serão realizadas visitas nas residências para averiguação das casas sem criadouros e focos do mosquito para a premiação do morador.

E no calçadão a equipe de Controle de Vetores fez atividades educativas com o público presente e que passavam pelo local, através de pescaria e exposição de berçário com o ciclo evolutivo do mosquito transmissor aedes aegypti.

A Prefeitura agradece a colaboração de todos e reforça para que nesse verão todos colaborem, evitando a disseminação da doença, pois essa época trás de volta essa ameaça, o calor acelera o ciclo do mosquito, contribuindo para aumentar a sua proliferação.

A maioria dos focos do mosquito aedes aegypti, estão dentro das casas, segundo a Secretaria de Saúde. Ações simples, que podem ser feitas em poucos minutos por semana, são fundamentais para eliminar o inseto. Mãos à obra!

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente.

Orientações para crianças que passavam pelo local e pescaria com brindes a cada resposta correta sobre a dengue

Programa Escola da Família EE Agnes Liedkte com recolhimento de materiais e orientações nas residências próximas a escola

Orientações através de berçário com larvas ilustrando o ciclo evolutivo do mosquito aedes aegypti

Jovens Voluntários do Interact Club no preenchimento de cupons com perguntas sobre dengue.

Sorteio em um dos mercados