Campanha de intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose foi iniciada em Pereira Barreto

Os exames para diagnosticar a Tuberculose estão disponíveis nas UBS´s

Iniciou ontem, domingo (05), a Campanha para buscas ativa de casos de tuberculose na Estância Turística de Pereira Barreto.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos do nosso corpo.
Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– Cansaço excessivo e prostração;
– Febre baixa geralmente no período da tarde;
– Suor noturno;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento acentuado;
– Rouquidão.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Nos últimos tempos há uma preocupação maior por parte do setor de saúde com usuários de drogas ilícitas principalmente o Crack. A questão é que esses dependentes estão contraindo muitas doenças e a tuberculose é uma delas.

A tuberculose se propaga em ambientes fechados, onde há concentração de pessoas. Além disso, a doença atinge principalmente pessoas com baixa imunidade. Quem usa crack pôr exemplo, sofre mais, porque tem os pulmões fragilizados por causa da droga.

Vale ressaltar que a resistência da população em procurar a Unidade de Saúde para realização do exame, vem causando um aumento nos casos, o diagnóstico tardio prejudica as ações de Vigilância voltadas aos pacientes e pessoas de seu convívio.

O exame para diagnosticar a Tuberculose está disponível nas Unidades de Saúde o ano todo. Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico.

tuberculose 718cd