Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente foi realizada em Pereira Barreto

Ações foram realizadas durante este ano, orientando vários públicos diferentes.

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Pereira Barreto realizou a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O CREAS é o responsável pela organização das campanhas de combate às mais variadas formas de violência no município e o tema da campanha este ano foi “Proteger quem não terminou de crescer”.

As ações foram realizadas pelas equipes que integram a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar e entidades da rede socioassistencial. A intenção é destacar o tema para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação.

O maior objetivo das campanhas educativas é despertar a população para a importância da denúncia. O canal do DISQUE 100 é o mais utilizado e importante aliado para romper o silêncio e corroborar no combate à violência sofrida por crianças e adolescentes.  Lembrando que as denúncias são ANÔNIMAS.

Neste ano, as ações foram antecipadas, iniciando-se no feriado de Carnaval com a panfletagem durante as matinês do Carnapraia. Já no início do mês de Maio foram realizadas ações de panfletagens na Feira da Lua, orientações e distribuição de material educativo na rede de ensino municipal, estadual, zona rural e particular de Pereira Barreto.

Na última quinta-feira (23), foi realizada na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” uma palestra ministrada por Valeska de Arruda Linjardi Lima a respeito do tema, voltada às famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento contou também com a apresentação musical da Fanfarra “Arco-íris” do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade “Caminhando” e com a apresentação da música “Não à violência”, composta por Willian Roberto Rodrigues dos Santos pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – AERFAC. Para finalizar as ações do evento, houve o plantio de flores alusivas à campanha do combate ao abuso no canteiro da Cada da Cultura.