Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizada na próxima semana

 

Campanha terá início na próxima segunda-feira  e se estenderá por toda a semana.

 

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Estância Turística de Pereira Barreto irá realizar a partir da próxima segunda-feira (14) a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município. O CREAS é o responsável pela organização das campanhas de combate as mais variadas formas de violências no município.

 

O tema deste ano será “O silêncio protege o agressor”. Em 2018, o foco da campanha para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão as crianças. Em 2016, a campanha foi trabalhada com os professores da Rede Municipal de Ensino e em 2017, foram os pais que estiveram em destaque nas ações e, este ano as orientações e trabalhos serão voltados para as crianças. O intuito será trabalhar o tema de maneira lúdica e com linguagem adequada para a faixa etária das crianças, despertando para o diálogo, prevenção e proteção dos menores à esta problemática.

 

Em Pereira Barreto, as ações serão realizadas da seguinte forma: atividade lúdica/pedagógica nas escolas da rede municipal de ensino; atividade pedagógica para as famílias em horário noturno; panfletagem no comércio local e capacitação para toda a rede de proteção e garantia de direitos do município, organizado pelo CMDCA. O maior objetivo das campanhas educativas é despertar a população para a importância da denúncia. O canal do DISQUE 100 é o mais utilizado e importante aliado para romper o silêncio e corroborar no combate à violência sofrida por crianças e adolescentes.  Lembrando que as denúncias são ANÔNIMAS.

 

As campanhas serão realizadas pelas equipes que integram a campanha Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência da Assistência Social e do Conselho Tutelar. A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.

 

A exploração sexual de crianças e adolescentes não é um problema exclusivo do Brasil. Trata-se, infelizmente, de uma questão mundial, como aponta estudo realizado recentemente por organizações internacionais compromissadas com o tema e que resultou em um relatório de referência, que aborda a problemática sobre a exploração sexual no contexto do turismo.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]