Campanha de Cadastramento de Medula Óssea começa em Pereira Barreto

Evento ocorrerá na próxima segunda-feira na quadra das FIU.

Nesta segunda-feira (26), a Estância Turística de Pereira Barreto está recebendo uma equipe do Hemocentro de Fernandópolis que vai realizar o Cadastro de Doadores de Medula Óssea. O evento será realizado na quadra esportiva das FIU (Faculdades Integradas Urubupungá) das 17h às 21h.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde poderá ser um doador de medula óssea. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano (INCA). Diante deste cenário, se tornam cada vez mais importantes a união entre os diversos setores que visam ações de combate, prevenção e cura desta grave doença.

A doação de medula óssea é uma das principais ferramentas utilizadas para o alcance da cura de diversos tipos de cânceres. Esta iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através do Serviço de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Faculdades Integradas Urubupungá (FIU) e Hemocentro de Fernandópolis.