Ações do Outubro Rosa tiveram início neste fim de semana em Pereira Barreto

Empresas privadas instaladas em Pereira Barreto ofereceram apoio às ações.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Educação Permanente, deu início no último fim de semana à Campanha Outubro Rosa, realizando ações com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a realização do exame preventivo. Aproveitando o interesse de empresas privadas em abordar o tema em seus respectivos espaços, profissionais da saúde realizaram orientações sobre a importância do Exame Preventivo para a prevenção e diagnostico precoce do Câncer de Colo de Útero.

Atualmente o município apresenta uma baixa adesão na realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau, o que traz preocupação para o Setor de Saúde, pois este exame tão simples pode salvar muitas vidas, tendo em vista que o diagnostico precoce de um câncer é a principal condição para que a paciente alcance a cura.

Pereira Barreto possui um importante convenio com o Hospital do Câncer de Barretos – Hospital de Amor, que garante o recebimento e análise de todas as coletas de exames preventivos, e o mais importante disso e que se caso haja algum tipo de alteração a paciente é encaminhada para exames complementares e possível tratamento no próprio Hospital.

Este convênio depende da adesão das mulheres em realizar seu exame. O município possui uma meta a cumprir e caso esta meta não venha a ser alcançada, o convênio será cancelado. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo às mulheres que ainda não realizaram seu exame para que procurem sua unidade básica de saúde e façam seu agendamento. A prevenção ainda e o melhor remédio.