2º Festival Literário de Pereira Barreto terá início neste domingo

Evento será realizado até o dia 22 de Setembro e irá percorrer vários pontos do município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, irá realizar neste domingo (16) a abertura do 2º FELIP (Festival Literário de Pereira Barreto). A abertura do 2º FELIP será realizada na Praia Municipal “Pôr do Sol”, com um sarau especial, que terá início a partir das 17h. O 2º FELIP irá se estender ao longo de toda a próxima semana, com programação variada que contará com a presença de autores renomados.

A Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” irá abrigar, de 17 a 21 de Setembro, o evento, com palestras e discussões com os principais autores da literatura brasileira na atualizada. As oficinas terão início sempre às 19h30min. Do dia 17 ao dia 21, das 8 às 21h, acontecerá a feira de livros na quadra poliesportiva das Faculdades Integradas Urubunpungá.

No dia 17, Pereira Barreto recebe a visita de Reynaldo Damazio. Damazio é formado em Sociologia pela USP, é editor, jornalista, crítico e poeta. É colaborador do Guia de Livros da Folha de São Paulo e das revistas Arte Brasileiros e Nossa América Hoy, e também coordena o Centro de Apoio ao Escritor, da Casa das Rosas. Sua experiência ainda passa pela diretoria da Dobra Editorial e é autor dos livros de poemas “Nu entre Nuvens”, “Horas Perplexas” e “Com os dentes na esquina”.

Já no dia 18, será a vez do fotógrafo Marco Aurélio Olímpio comandar a roda de discussões. Olímpio é estudou história na PUC São Paulo, formando-se em 1998. Trabalhou como laboratorista do Laboratório Fotográfico do SESC Pompéia, entre 1992 e 1995, e como técnico em laboratório de Fotojornalismo e Fotopublicidade da PUC-SP, entre 1994 e 1998. Como fotógrafo, orienta-se desde cedo para a documentação de shows e espetáculos musicais, assim como o retrato de profissionais desta área. É autor de “Álbum: imagens musicais”, da Edições SESC.

No dia 19, a Casa da Cultura recebe Caroline Rodrigues. Seu primeiro livro, “Sem vista para o mar”, ganhou os prêmios Jabuti e da Fundação Biblioteca Nacional, o Prêmio Clarice Lispector de 2015, ambos na categoria Contos. É formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestra em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam na Holanda. A escritora mora em São Paulo e também trabalha como roteirista e produtora cultural.

A atriz Ana Zepa vem a Pereira Barreto no dia 20, dando prosseguimento a programação do 2º FELIP. Além de atriz, Ana Zepa é produtora teatral, poeta e performer. Nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, vive e trabalha em São Paulo. Autora dos livros de poemas “Primeiro Corte” e “A convivência dos nossos rastros”, pelo selo Doburro, e “Da perda à pedra a queda é livre”, pelo selo Demônio Negro.

Encerrando os trabalhos na Casa da Cultura, no dia 21, o poeta Jean Garfunkel comandará os trabalhos. Jean é também ator, cantor, compositor e publicitário. Tem quatro discos lançados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, e músicas gravadas por vozes importantes da MPB como, Elis Regina, Maria Rita, Margareth Menezes, Zizi Possi, Renato Braz e Pena Branca e Xavantinho. Durante mais de dez anos trabalhou como assistente de direção da atriz e diretora Myriam Muniz, e compôs trilhas para teatro, entre elas, Maroquinhas Frufru, de Maria Clara Machado; considerado um clássico da dramaturgia infantil.

Para encerrar o 2º FELIP, no dia 22, às 15h, será realizada na sede social da ACEP (Associação Cultural e Esportiva de Pereira Barreto) a ANBE (Academia Nipo-Brasileira de Escritores), com a palestra “História, Memória e Atualidade”, obra aceita e indicada pela Comissão dos Festejos dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (Bunkyo).

A Academia Nipo-brasileira de Escritores (ANBE), fundada em 28 de Março de 2015 pelos escritores Içami Tiba e Akira Chinen, é uma associação civil, com sede na cidade de São Paulo e prazo de duração indeterminado, sem finalidade lucrativa, e constituída por escritores de notável saber literário e ilibada idoneidade. A academia foi criada tendo por finalidade o estudo, a orientação e a exposição da literatura em geral, incentivar e divulgar trabalhos literários, defender os direitos fundamentais dos escritores.

Um dos objetivos da ANBE é pugnar pelo exercício da manifestação do pensamento, pela liberdade democrática, resgatar a memória de valores literários e culturais de escritores, como de pessoas ilustres já falecidas, aprimorar o conhecimento e a preservação da língua pátria brasileira e japonesa, estudo, pesquisa e da história da civilização, da comunidade, da cidadania e dos direitos humanos, além de divulgar trabalhos de reconhecido valor literário, artístico cultural em âmbito nacional e internacional.

O FELIP é evento criado pela Secretaria de Turismo e Cultura que visa ampliar e difundir as práticas literárias, dando oportunidade a todos de ampliar o conhecimento pelo universo dos livros e da literatura. O evento é um dos mais importantes da região, do ponto de vista cultural, por não ser apenas uma simples feira, e sim um festival espalhado por todo o município com as mais diversas atividades culturais, promovendo o debate sobre os valores do conhecimento literário, dando a oportunidade da população participar e se envolver com o projeto.