13ª Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto será realizada neste domingo

Travessia retorna ao calendário de eventos do município neste ano, após anos sem ser realizado.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizará neste domingo (8), a partir das 9h, a 13ª Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto. A chegada dos nadadores acontecerá no Porto Fluvial. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, com a Secretaria Estadual de Transporte e Logística, o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, apoiada pela Tijoá Energia e Corpo de Bombeiros. A organização é da Federação Aquática Paulista (FAP).

A Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto era uma grande destaque no calendário de eventos do município. No entanto, devido a logística complexa e o grau de investimento que o evento demanda, foi deixado de ser realizado durante alguns anos. Neste ano, após solicitações do Prefeito Joãozinho e do Diretor Municipal de Esportes, Valdomiro Toneti Junior, popular Professor Duno, com o Governo do Estado de São Paulo, foi possível firmar parceira com os setores estaduais para a volta da travessia. Essa será a 13ª edição da Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto.

Neste ano, a travessia contará com três tipos de prova: 1 km, 3 km e 9,6 km, que é a extensão total do canal.

As inscrições deverão ser realizadas no site https://www.ativo.com/calendario/todos/america-do-sul/br/sp/pereira-barreto/travessia/37273/travessia-do-canal-de-pereira-barreto .

A 13ª Travessia do Canal de Pereira Barreto terá medalha de participação será fornecida juntamente com o kit do atleta e medalhas diferenciadas para os 3 primeiros colocados de cada categoria e sexo nas provas de 1km e 3 km, além de troféu para os 3 primeiros colocados da prova de 9,6 km, em ambas as categorias.

A competição é realizada no Canal Deuclécio Bispo dos Santos, o popular Canal de Pereira Barreto. O canal teve sua construção iniciada no início da década de 80, e tinha por objetivo interligar duas Bacias hidrográficas: a do Rio Tietê e a do Rio Paraná, através do Rio São José dos Dourados. O Canal Pereira Barreto tem 9.600 metros de comprimento, sendo considerado o segundo maior canal artificial do mundo e interliga os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.