UNDIME realizou uma capacitação sobre diretrizes curriculares da Educação Infantil em Pereira Barreto

Palestra teve a participação de diversas cidades da região.

A União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo – UNDIME – realizou nesta quinta-feira (24), na Estância Turística de Pereira Barreto, uma capacitação cujo tema foi: Articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Construção do Projeto Político Pedagógico. A capacitação foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. Compuseram a mesa solene, o Prefeito Arnaldo Enomoto, a Vice-Prefeita e Secretária de Municipal de Educação, Marialba Carneiro (que também é Secretária de Finanças da UNDIME), Paulo Ferraz, Consultor Educacional da Futura Eventos, Regina Emiko Shudo, a palestrante do dia e Luiz Miguel, suplente da Secretária de Finanças da UNDIME, Marialba Carneiro.

O encontro abordou a articulação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil e a construção do projeto pedagógico das instituições infantis e a reflexão sobre os impasses e avanços da educação infantil, que precisam ser revistos em busca da qualidade social da educação infantil não só em Pereira Barreto, como no Brasil.

A Secretária de Educação, Marialba Carneiro, salientou que “nosso momento de formação tem como objetivos dar subsídios para a construção da proposta pedagógica do município para a educação infantil, respeitando as legislações educacionais, tendo como pressupostos as contribuições teóricas da pedagogia, filosofia, sociologia, psicologia e neurociência cognitiva. Educadores e professores são ensinadores de ciência e promotores de sonho, de desejos de vida, de escolhas de lugar e de cidadania”.

O Prefeito Arnaldo Enomoto afirmou que a “Educação infantil é o primeiro passo para formar o cidadão, precisa ser estimulante. Para isso precisamos de ações pedagógicas que subsidiem educador e educando na construção do conhecimento e que contribuam para a formação de crianças felizes, saudáveis e que venham a ser agentes de transformação pessoal e também do meio que estão inseridas”.

Logo em seguida, veio a palestra da Sra. Regina Shudo, que é pedagoga e pós–graduada em metodologia de ensino, pela Universidade Estadual de Maringá, e vem atuando há de 29 anos na área educacional como professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e, também em universidades. Hoje, Regina trabalha com consultoria para redes de ensino, ministra palestras em congressos nacionais e internacionais e produz livros na área de Educação Infantil e Alfabetização.

Ao todo, professores de 14municípios estiveram presentes ao encontro: Pereira Barreto, Andradina, Ilha Solteira, Sud Mennucci, Guaraçaí, Castilho, Guararapes, Nova Independência, Murutinga do Sul, Valparaíso, Rubiácea, Itapura, Lavínia e Mirandópolis.