Secretaria de Educação realizou oficinas de replanejamento

Replanejamento objetivou traçar metas e ações a serem desenvolvidas no próximo semestre.

A Secretaria de Educação de Pereira Barreto realizou durante essa e a última semana as oficinas de replanejamento na Rede Municipal de Educação, onde professores e gestores escolares se reuniram no Centro de Formação de Professores.

Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia, onde é o melhor momento para que todos os envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar as unidades escolares, sua missão e quais finalidades desejam atingir.

No replanejamento da Educação Municipal ficaram definidos os objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas no próximo semestre, nas unidades escolares. Os professores de ensino fundamental participaram da oficina “Os Descritores de Língua Portuguesa da Prova Brasil: análises e intervenções práticas”  no Centro de Formação de Professores e também da palestra com o formador Jhonny Barbosa realizada no auditório da EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” sobre “Metodologia do Ensino de História – Interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e História”.

Os professores de Educação Infantil participaram das palestras: “Rotina na Educação Infantil e Contação de Histórias” no Centro de Formação de Professores.

Durante o replanejamento, foi retratada a importância da organização e planejamento, considerando que a rotina é um elemento importante na educação, por proporcionar a criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.

A contação de histórias enfatizou que a arte de contar histórias enriquece o mundo interior além de desenvolver o hábito de ouvir, o prazer de ler buscando sempre outras, as mesmas e novas histórias, acumulando assim conhecimentos preciosos para a qualidade de vida. Contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar pelo livro, pela história, pela leitura. As oficinas foram ministradas pela orientadora Debora Schnek do município de Barretos.

replanejamento para a rede municipal de ensino 03 f0feb

replanejamento para a rede municipal de ensino 04 a1682