Professores de Educação Infantil participam de palestra sobre Saúde da Mulher

Palestra foi ministrada nesta semana no Centro de Formação dos Professores.

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino Infantil da Estância de Pereira Barreto participaram  nesta terça-feira (10) de uma palestra sobre a Saúde da Mulher, que foi ministrada pela Drª. Mariana Cavalari. A palestra foi realizada no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” juntamente com gestores das unidades escolares e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação .

A formação teve como tema “A Saúde da Mulher” e objetivou contribuir com todos os profissionais a questão do autocuidado, da prevenção e da busca por uma vida saudável. Sabe-se que a saúde da mulher precisa de um cuidado peculiar, levando em consideração as questões hormonais de acordo com cada faixa etária. Mulheres passam por diferentes ciclos e fases e nada melhor do que informar para prevenir enfermidades e ganhar qualidade de vida. Necessitam de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar, e visitas periódicas aos profissionais de saúde, cuidado esse que deve ser contínuo.

No decorrer da palestra, a ginecologista abordou os aspectos sociais, financeiros e psicológicos da gravidez, ressaltando todo o conjunto de ações para quem deseja engravidar e os métodos e cuidados contraceptivos. Enfatizou a importância de realização de dois exames para algumas mulheres, em faixas etárias específicas a mamografia e o preventivo do colo do útero. Ambos são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura.Para finalizar o encontro, foram abordados mais detalhes sobre o período de climatério e menopausa e, na sequência, os participantes puderem tirar dúvidas gerais sobre a saúde da mulher.

Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os riscos do câncer de mama:

– Ter uma alimentação saudável, ingerindo verduras, legumes, frutas, proteínas, carboidratos, cereais, além da ingestão de muito líquido;

– Controlar seu peso;

– Praticar exercícios físicos regularmente. Eles aliviam o estresse físico e emocional e melhoram o funcionamento do organismo.

– Evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.