Professores de Educação Infantil participam de palestra sobre Saúde da Mulher

Compartilhe:

Palestra foi ministrada nesta semana no Centro de Formação dos Professores.

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino Infantil da Estância de Pereira Barreto participaram  nesta terça-feira (10) de uma palestra sobre a Saúde da Mulher, que foi ministrada pela Drª. Mariana Cavalari. A palestra foi realizada no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” juntamente com gestores das unidades escolares e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação .

A formação teve como tema “A Saúde da Mulher” e objetivou contribuir com todos os profissionais a questão do autocuidado, da prevenção e da busca por uma vida saudável. Sabe-se que a saúde da mulher precisa de um cuidado peculiar, levando em consideração as questões hormonais de acordo com cada faixa etária. Mulheres passam por diferentes ciclos e fases e nada melhor do que informar para prevenir enfermidades e ganhar qualidade de vida. Necessitam de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar, e visitas periódicas aos profissionais de saúde, cuidado esse que deve ser contínuo.

No decorrer da palestra, a ginecologista abordou os aspectos sociais, financeiros e psicológicos da gravidez, ressaltando todo o conjunto de ações para quem deseja engravidar e os métodos e cuidados contraceptivos. Enfatizou a importância de realização de dois exames para algumas mulheres, em faixas etárias específicas a mamografia e o preventivo do colo do útero. Ambos são capazes de detectar alterações específicas em fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura.Para finalizar o encontro, foram abordados mais detalhes sobre o período de climatério e menopausa e, na sequência, os participantes puderem tirar dúvidas gerais sobre a saúde da mulher.

Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os riscos do câncer de mama:

– Ter uma alimentação saudável, ingerindo verduras, legumes, frutas, proteínas, carboidratos, cereais, além da ingestão de muito líquido;

– Controlar seu peso;

– Praticar exercícios físicos regularmente. Eles aliviam o estresse físico e emocional e melhoram o funcionamento do organismo.

– Evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *