Prefeitura Municipal proporciona visita à Usina Hidrelétrica Três Irmãos aos alunos da Rede Municipal De Ensino

As visitas fazem parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido com as turmas dos 5ºs anos das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Tijoá Energia.

 

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Tijoá Energia, está promovendo neste segundo semestre do ano letivo a realização de visitas a Usina Hidrelétrica Três Irmãos. As visitas acontecem às terças-feiras, de acordo com o cronograma da UHE que visa atender o município de Pereira Barreto e outros municípios participantes do Programa.

 

A princípio, os professores das referidas turmas participaram de capacitação realizada pela Tijoá Energia, onde puderam conhecer a proposta do Programa, a fim de mediar os conhecimentos através de um dos principais recursos que é o jogo “Tietando a Energia”. Os alunos aprendem de forma lúdica e colaborativa sobre as características ambientais do reservatório e a produção de energia na Usina Três Irmãos, localizada no estado de São Paulo.

 

O jogo foi criado para ser praticado em sala de aula, complementando a abordagem do assunto realizada pela professora, bem como a visita à Usina Três Irmãos.  A estrutura do jogo é baseada em uma trilha a ser percorrida em uma representação esquemática da Bacia Hidrográfica do Reservatório da Usina Três Irmãos, que traz no seu percurso aspectos ambientais relevantes do reservatório e da produção de energia.

 

Os desafios devem ser solucionados de forma colaborativa, produzindo um ambiente de apreço, empatia e cooperação, onde os participantes possam desenvolver sua capacidade de reconhecer as características únicas de seu entorno, bem como expressar autenticamente, percepções, conhecimentos e emoções que acompanham o ato de jogar e aprender. Pretende-se com isso aumentar o envolvimento e a compreensão dos participantes quanto à complexidade das questões ambientais envolvidas, aprofundando o pertencimento do público alvo, bem como estimular um aprendizado rápido, interativo, engajador e divertido.

 

A culminância do projeto de educação ambiental acontece com as visitas dos alunos e professores à Usina Hidrelétrica Três Irmãos, consolidando o aprendizado teórico através da vivência do ambiente real.

 

visita 01 db2c0

 

visita 02 831c2

 

visita 03 3720b

 

visita 04 fe903

 

visita 05 c92a0

 

visita 06 703df

 

visita 07 27dc9

 

visita 08 50a5d

 

visita 09 5d0a4

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]