Prefeitura Municipal promoveu o V Encontro “Escola Para Pais”

Evento foi realizado na noite desta terça-feira e contou com a participação dos pais e alunos das creches “Sossego da Mamãe” e “Professora Rose Fachini”.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na noite desta terça-feira (30 de Junho) o V Encontro “Escola Para Pais” um projeto que tem por objetivo promover e fortalecer relações saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela na formação de verdadeiros cidadãos.

O encontro foi realizado nas dependências da Creche “Sossego da Mamãe”. Logo na entrada o Prefeito Arnaldo Enomoto e a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, recepcionavam os pais e as crianças, tanto daquela unidade escolar como da nova unidade escolar de Pereira Barreto, a Creche “Professora Rose Fachini”.

Compuseram a mesa solene, o Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, a Diretora do Departamento de Ensino Infantil, Marli Giovanini, a Supervisora de Ensino Infantil e Coordenadora da Creche “Rose Fachini”, Eliana Esperança, a Diretora da Creche “Sossego da Mamãe”, Judite Martins, e o palestrante da noite, Dr. José Meciano Filho, chamado de Nino Paixão.

O evento foi aberto com as apresentações musicais dos alunos das unidades escolares, que encantaram a todos os presentes.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da “Escola Para Pais”: “pudemos acompanhar apresentações lindas das nossas crianças, com a pureza e a delicadeza dos pequenos. A ‘Escola Para Pais’ é um importante evento para estabelecer vínculos entre os pais e o ambiente escolar. Gostaria de agradece o Prefeito Arnaldo Enomoto pelo convite feito a mim no início da sua gestão para ser Secretária de Educação, aceitei esse desafio por saber de toda a ideia do Prefeito para Educação de Pereira Barreto. E o resultado está aí, a evolução do nosso sistema educacional foi tema de uma matéria da Revista Época. Só tenho agradecer a presença de todos, e agradecer a Equipe Municipal de Educação, que tanto trabalha para deixar Pereira Barreto no patamar educacional que está hoje: um dos melhores do Brasil” destacou a Secretária.

O Prefeito Arnaldo Enomoto, em seguida, teceu algumas considerações sobre a importância da Escola Para Pais: “este tipo de evento, com a presença dos pais, dos educadores, do Dr. Nino Paixão, só engrandece ainda mais nosso trabalho, que sempre foi voltado para que Pereira Barreto tenha uma excelente Educação. Tenho a certeza de que teremos resultados ainda mais expressivos dos que já temos conquistado, principalmente por termos a frente da nossa Educação, a nossa Vice-Prefeita, Marialba Carneiro, que com uma liderança única, vem realizando um trabalho maravilhoso. Quando assumimos a Administração Municipal, colocamos como prioridade a Educação, e hoje somos um dos municípios que mais avançam no estado de São Paulo nessa questão, segundo os indicadores estadual e federal. É muito gratificante saber que estamos no caminho certo, e que juntamente com os pais, poderemos continuar ainda mais firmes nesse caminho.” salientou o Chefe do Executivo.

O Dr. José Meciano Filho, doutor em Neurociências pela USP e professor da UNICAMP e PUC/Campinas, chamado por todos carinhosamente de Professor Nino Paixão, trouxe mais uma vez grandes reflexões a todos os presentes, quanto às relações do indivíduo ao longo de sua história, pois estas relações determinarão como será a construção da sua estrutura e personalidade. Ressaltou a importância dos estímulos dados à criança na primeira infância e do desenvolvimento do potencial herdado geneticamente que dependerá das condições do meio em que vive para se desenvolver, chamando a atenção dos presentes para as características de uma criança carente de apego atingindo assim um dos objetivos do III Encontro de Escola Para Pais: ouvir, informar e orientar os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos.

O projeto Escola Para Pais busca possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros, ouvir, informar e orientar os pais.