MEC divulga avaliação das EMEBs de Pereira Barreto

Através da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), escolas de Pereira Barreto continuam a mostrar um bom grau de eficiência no aprendizado.

Um estudo realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi divulgado neste mês. Referente ao ano de 2014, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), mediu indicadores relevantes para aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e em Matemática, por meio de testes cognitivos. A avaliação foi realizada em 49.176 escolas públicas de todo o Brasil, envolvendo cerca de 2,5 milhões de estudantes.

Em Pereira Barreto, passaram pela avaliação as três escolas municipais de Educação Básica, as EMEBs “Com. Hirayuki Enomoto”, “Prof.ª Celda Mello de Oliveira” e “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues”. Mais uma vez, o município obteve um grande destaque nas áreas avaliadas, como vem sendo recorrente nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A avaliação aplicada nos alunos, engloba, genericamente, três escalas: proficiência em leitura, proficiência em escrita e proficiência em matemática, cada qual, separadas por níveis. As escalas de proficiências em leitura e em matemática são divididas em quatro níveis, enquanto que a proficiência em escrita é dividida em cinco. O nível 1 é o mais baixo em relação a pontuação, enquanto que os últimos os mais altos.

Na proficiência em leitura, os alunos das EMEBs foram muito bem avaliadas, com mais da metade dos alunos ocupando os níveis 3 e 4. Confira:

– EMEBs de Pereira Barreto:

Nível 4: 25,29% dos alunos; Nível 3: 44,07% dos alunos; Nível 2: 26,47% dos alunos; Nível 1: 4,18% dos alunos

– Estado de São Paulo

Nível 4: 18,51% dos alunos; Nível 3: 42,60% dos alunos; Nível 2: 28,12% dos alunos; Nível 1: 10,77% dos alunos

Na proficiência em escrita, a grande maioria dos alunos das EMEBs ocuparam os níveis mais elevados:

– EMEBs de Pereira Barreto:

Nível 5: 49,01; Nível 4: 46,85% dos alunos; Nível 3: 0,48% dos alunos; Nível 2: 3,22% dos alunos; Nível 1: 0,45% dos alunos

– Estado de São Paulo

Nível 5: 22,29; Nível 4: 64,60% dos alunos; Nível 3: 2,36% dos alunos; Nível 2: 6,39% dos alunos; Nível 1: 4,37% dos alunos

Na escala de avaliação proficiência em matemática, os alunos mantiveram o destaque, e novamente, mais da metade dos avaliados ocuparam os dois maiores níveis da avaliação:

– EMEBs de Pereira Barreto:

Nível 4: 58,30% dos alunos; Nível 3: 18,21% dos alunos; Nível 2: 20,26% dos alunos; Nível 1: 3,22% dos alunos

– Estado de São Paulo

Nível 4: 43,69% dos alunos; Nível 3: 21,18% dos alunos; Nível 2: 24,72% dos alunos; Nível 1: 10,41% dos alunos

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, ressaltou a importância de mais essa avaliação positiva para Educação de Pereira Barreto: “as avaliações externas sobre como estamos conduzindo a Educação em Pereira Barreto nos motiva a continuar buscando a melhora contínua. Novamente estamos sendo reconhecidos pelo grande trabalho que temos feito no nosso sistema de ensino. Importante salientar que estes alunos foram avaliados no ano passado, parte deles estão no 4º Ano do ensino fundamental, as escolas terão até o 5º Ano para sanar as dificuldades detectadas para que os mesmos tenham êxito e  acessem as etapas seguintes com sucesso.  Em Pereira Barreto, estes alunos  e Professores tem aumento na Carga Horária  e as turmas são formadas com menos alunos. Ação como esta faz se necessária e urgente para garantir a apropriação deste processo fundamental na vida escolar de nossas crianças” destacou a Secretária.