EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo realizou o V Encontro Sabores da Minha Infância

O encontro trouxe um tema relevante para a comunidade escolar, sobre os cuidados na infância, valores e limites.

 

A EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na noite da última quinta-feira, o V Encontro Sabores da Minha Infância, com o tema “Cuida de Mim – a infância precisa ser respeitada”. O evento foi realizado nas dependências da Escola.

 

Educar exige envolvimento emocional, comprometimento para acompanhar as mudanças físicas e biológicas que influenciam no comportamento. No confronto entre a maturidade e a inexperiência, discussões e momentos de carinho e afeto muitas vezes se chocam com sentimentos e incompreensões. Nessa transição, a maturidade deve imperar, e o que não pode ocorrer é o desrespeito. É preciso equilíbrio para que mágoas e desapontamentos não afetem sentimentos nem abalem a confiança. Pais devem ser a âncora, a rota, a voz e o silêncio. A âncora que ampara, proporciona segurança, estaciona num porto seguro; a rota que conduz ao crescimento humano e pessoal através da experiência; a voz para falar o não para conter, e assim indicar o caminho; e o silêncio para ouvir os medos, captar as fraquezas, entender as inseguranças e as necessidades de uma criança que necessita de gestos de carinho, palavras de incentivo, atitudes corretivas e calor humano para formar o elo do afeto. Afinal, crescer é tão difícil quanto nascer. Há que se estar pronto para enfrentar os desafios de um novo mundo. É função dos pais ajudar os filhos a conhecer os sentimentos, sabendo expressá-los adequadamente em cada situação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, social. Educar diz respeito a transmissão de valores éticos, princípios que irão ajudar os jovens a se tornarem bons cidadãos, sabendo respeitar o próximo, promovendo relações de diálogo e empatia.

 

A coordenadora da EMEI, Marlene Garcia Candil acolheu todos os pais e mães discorrendo sobre a importância de sermos lembrados pelas nossas boas ações e por esta razão a escola promovia naquele momento uma reflexão sobre “a infância”, para enfatizar as famílias a importância de cuidarem desta etapa tão preciosa na vida de nossas crianças.  A Dra. Marli Novaes conversou com os pais sobre o “valor da disciplina”, enfatizando como é essencial a participação efetiva dos mesmos na formação de seus filhos, a palestra teve como tema “Os pais são os primeiros professores dos filhos”.

 

O encontro também contou com apresentação dos alunos das Oficinas de Tempo Integral dos Projetos de Iniciação Musical com a música Primavera ensaiados pelos professores Bruno e Tiago e ainda a apresentação da oficina de Atividades Esportivas Motoras do Professor Leandro.

 

Portanto, pais e educadores precisam ser fiéis companheiros na formação do ser humano, sendo indispensável saber que a parceria família – escola é de fundamental importância para o sucesso da educação. Por fim foi servido um lanche para todos os convidados e ainda uma mesa de doces antigos, lembrando os sabores da infância.

 

sabores da minha infancia 06 5acd9

 

sabores da minha infancia 01 08227

 

sabores da minha infancia 05 468d7

 

sabores da minha infancia 07 fc31c

 

sabores da minha infancia 08 49b42

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]