EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” recebeu a visita do Presidente da OAB de Pereira Barreto

Encontrou buscou fomentar o Projeto Jornal, desenvolvido com os alunos da Unidade Escolar.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu nesta semana na EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” um encontro entre os alunos da unidade escolar e o Presidente da OAB de Pereira Barreto, o Dr. Thyrso de Carvalho Junior. O encontro cumpriu com a proposta pedagógica da escola que privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização, disponibiliza o Jornal na sala de aula diariamente para que os alunos possam ter acesso a vários gêneros textuais, promovendo a utilização do jornal como veículo de informação e formação do cidadão.

 

Os alunos dos 5ºs anos já estão se familiarizando com o Gênero Carta de Leitor, conteúdo este cobrado em SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de são Paulo) que é um gênero textual em que o leitor se dirige a um jornal ou revista para comentar, criticar ou elogiar uma matéria ou carta publicada em edições anteriores, sendo uma habilidade necessária.

 

Na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a cartas do leitor ― em geral conhecida como “Cartas à Redação”, “Painel do Leitor”, entre outros títulos. E numa dessas rodas de jornal os alunos se depararam com uma carta de um leitor de Pereira Barreto. O Dr. Thyrso de Carvalho havia escrita uma carta ao jornal Folha de São Paulo sobre a Guerra em Israel.

 

O Dr. Thyrso foi convidado a ir até a escola para uma palestra com os alunos dos 5ºs anos sobre o tema e o exercício da cidadania. A palestra foi realizada no anfiteatro da escola com 90 alunos dos 5ºs anos enfatizando o comportamento ético, respeito ao meio ambiente, direitos e deveres do cidadão. Vindo de encontro com os objetivos escolares, o palestrante abrilhantou e enfatizou sobre o comportamento ético diante de tanta guerra, corrupção e perda de identidade, fazendo com que o aluno perceba-se  integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio em que vive.

 

A direção da escola agradeceu a presença do ilustre advogado que contribuiu de forma prazerosa para a construção de agentes transformadores através de uma sociedade justa e enriqueceu o currículo da unidade escolar com a sua fala, colaborando para o sucesso escolar de todos os alunos.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]