CEMEI “Profª Edith Barbosa Vasconcellos” recebeu o IV Encontro “Escola Para Pais”

Evento foi realizado na noite desta segunda-feira (8).

A Palestra do Professor Nino PaixãoA CEMEI “Profª Edith Barbosa Vasconcellos” recebeu na noite desta segunda-feira (8) o IV Encontro “Escola Para Pais”, um projeto que tem por objetivo promover e fortalecer relações saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela na formação de verdadeiros cidadãos.

Compuseram a mesa solene, o Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, o Juiz da 2º Vara da Infância e Juventude de Pereira Barreto, Dr. Ricardo Cunha de Paula, a Diretora do Departamento Infantil, Marli Giovanini, a Supervisora de Ensino Infantil, Eliana Esperança, a Diretora da unidade, Lourdes Candil, e o palestrante da noite, Dr. José Meciano Filho, chamado de Nino Paixão.

O evento foi aberto com as apresentações musicais da Orquestra de Sopros e Percussão – FACMOL, que mais uma vez, encantaram a todos os presentes.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do investimento na Educação: “um dos grandes pilares da gestão do Prefeito Arnaldo Enomoto é a Educação, mas a Educação de caráter, que forme cidadãos que vão atuar para transformar a sociedade atual. Temos trabalhado e muito nesse sentido, trazendo os pais para dentro das escolas para acompanharem os filhos, convivendo com a vida escolar, trocando experiências, para que de fato formemos cidadãos” destacou a Secretária.

O Prefeito Arnaldo Enomoto, em seguida, teceu algumas considerações sobre a importância da Escola Para Pais: “este tipo de evento, com a presença dos pais, do Juiz Ricardo Cunha, só engrandece ainda mais nosso trabalho, que sempre foi voltado para que Pereira Barreto tenha uma excelente Educação. Atuando os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, tenho a certeza de que teremos resultados ainda mais expressivos dos que já temos conquistado. Quando assumimos a Administração Municipal, colocamos como prioridade a Educação, e hoje somos um dos municípios que mais avançam no estado de São Paulo nessa questão, segundo os indicadores estadual e federal. É muito gratificante saber que estamos no caminho certo, e que juntamente com os pais, poderemos continuar ainda mais firmes nesse caminho. Hoje tivemos um grande exemplo de como a Educação é fundamental para as crianças, através dessa belíssima apresentação da FACMOL, que conta com crianças, muito bem preparadas pelo Maestro Wellington, que vence campeonatos, campeonatos estaduais disputando na categoria Sênior, que é a categoria composta por adultos. Isso só mostra que a disciplina, o aprendizado são realmente recompensadores” salientou o Chefe do Executivo.Eliana Esperança, Marli Giovanini, o Juiz Ricardo Cunha, Prefeito Arnaldo Enomoto, a Vice-Prefeita Marialba Carneiro, a Diretora da CEMEI, Lourdes Candil e o Professor Nino Paixão

O Juiz da Comarca de Pereira Barreto, Dr. Ricardo Cunha, frisou a importância que os pais tem na convivência diária com os filhos, através do bom exemplo, do acompanhamento escolar, do ato de educar, afastando as crianças das drogas, da criminalidade, e destacou, através de estatísticas, como um filho sem uma boa base familiar pode se tornar um problema para a sociedade.

O Dr. José Meciano Filho, doutor em Neurociências pela USP e professor da UNICAMP e PUC/Campinas, chamado por todos carinhosamente de Professor Nino Paixão, trouxe mais uma vez grandes reflexões a todos os presentes, quanto às relações do indivíduo ao longo de sua história, pois estas relações determinarão como será a construção da sua estrutura e personalidade. Ressaltou a importância dos estímulos dados à criança na primeira infância e do desenvolvimento do potencial herdado geneticamente que dependerá das condições do meio em que vive para se desenvolver, chamando a atenção dos presentes para as características de uma criança carente de apego atingindo assim um dos objetivos do III Encontro de Escola Para Pais: ouvir, informar e orientar os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos.

O projeto Escola Para Pais busca possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros, ouvir, informar e orientar os pais.

Apresentação da FACMOL

O Juiz Ricardo Cunha de Paula discursa para os presentes