Alunos da Rede de Ensino de Pereira Barreto receberam seus certificados do PROERD

Centenas de alunos do município receberam seus certificados em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e da Policia Militar, realizou na última semana a entrega dos certificados de conclusão aos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A formatura foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”.

O evento contou com a participação de alunos, familiares, convidados e várias autoridades do município. Foi abrilhantado pela Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL, que realizou várias apresentações sob a regência do Maestro Wellington Reginaldo, entre elas a execução do Hino Nacional, Hino do Município e a Canção do PROERD.

Os principais homenageados foram os 347 alunos das EMEBs “Profª Celda Mello Oliveira”, “Profª Maria Elza de Aguiar Domingues”, “Comendador Hirayuki Enomoto”, EMEF “Fazenda Esmeralda” e “Colégio XI de Agosto”, que receberam seus certificados e prestaram juramento de cidadania e boa conduta.

Também foi realizada a premiação aos alunos que se destacaram pelas melhores produções escritas com o tema “O PROERD em minha vida”. Agora os participantes saem do papel de alunos do programa e passam a atuar como disseminadores dos conhecimentos que adquiriram, pois estes serão para a vida inteira. O evento foi encerrado com a canção do PROERD, onde as crianças puderam interagir com o leão Daren, mascote do programa.

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre Policia Militar, Escola e Família, no sentido de ajudar os alunos a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violências. O desenvolvimento de habilidades para resisti-las é realizado por meio de orientações e atividades educacionais em sala de aula, onde os alunos tem a oportunidade de definir, analisar, atuar e avaliar possíveis situações de risco. O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, promovendo uma sociedade mais saudável, feliz e consciente para o exercício da cidadania.