Administração Municipal revoluciona a Educação e coloca Pereira Barreto entre um dos melhores ensinos do país

Investimentos abrangentes em todas as áreas da educação municipal possibilita que os alunos de Pereira Barreto desfrutem de um ensino de qualidade.

 

 “Sempre costumo dizer que o melhor programa social que existe é o investimento em educação”. Com essa frase, o Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, resume bem o que é seu planejamento para a área de ensino municipal. De 2009, ano que iniciou a atual gestão, para cá, o Chefe do Executivo Municipal promoveu uma verdadeira revolução na Educação de Pereira Barreto.

 

Foram diversas ações adotadas que transformaram a realidade de Pereira Barreto nessa área. Reformas e ampliações dos espaços físicos das unidades escolares, construção de novas escolas, implantação do ensino de tempo integral, reestruturação da equipe de ensino, implantação do material do Sistema Anglo de Ensino, merenda escolar de qualidade, dentre várias outras medidas, que alçaram o município à condição de um dos melhores sistemas de ensino municipal do país, reconhecido e comprovado por diversos órgãos conceituados da área, incluindo o Ministério da Educação (MEC).

 

Os números atuais mostram que a Educação é de qualidade para todos: em 2008, eram 2107 alunos matriculados nas escolas municipais. Em 2014, o número saltou para 2570. A diferença é ainda mais expressiva quando analisado o número de crianças matriculadas nas creches de Pereira Barreto: em 2008, eram 300, passando em 2014, para 531 crianças.

 

Atualmente, os pais encontram em Pereira Barreto 5 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), sendo 1 de tempo integral; 6 Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), sendo 3 de tempo integral; 3 CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e 3 creches, todas de tempo integral.

 

O atendimento nas creches no início de 2009 cobria 19,2% das crianças. Em 2014, o atendimento passou a cobrir 71,82%, uma expansão rápida e eficiente. As unidades escolares foram todas recuperadas, seja através de reformas ou ampliações, em um investimento de mais de R$ 2 milhões com recursos próprios do Tesouro Municipal.

 

Foi adotada também uma diminuição do número de alunos por sala de aula: atualmente, as classes podem ter, no máximo, 25 alunos, sendo que a média é de 20, hoje em dia.

 

Pereira Barreto: formando cidadãos

 

Um novo programa foi implantado nas escolas municipais de Pereira Barreto: o Programa da Educação para a Paz nas escolas e nas Famílias.

 

A disciplina “Cultura de Paz” está inserida na matriz curricular desde o segundo semestre de 2009 do Ensino Fundamental e tem como  objetivo  estimular  as crianças a desenvolver a percepção e expressão de estados interiores em si e nos outros, o pensar de suas emoções e sensações, bem como a capacidade do diálogo, compreensão, bondade, compaixão, respeito, entre outros valores. O programa atende 1240 alunos, mostrando a preocupação da Administração Municipal na formação de caráter do indivíduo.

 

Merenda Escolar de qualidade: incentivo aos alunos

 

Outra importante medida da Administração Municipal nestes 7 anos de gestão, foi o investimento forte para melhorar a merenda escolar das escolas municipais, incentivando o aluno a ir para a escola e permanecer nela, enxergando no ambiente escolar uma extensão de sua casa.

 

Foram feitas diversas alterações no cardápio: mudança da qualidade da carne bovina moída, de músculo para patinho moído. Alteração do tipo de carne de aves: de frango inteiro para coxa e sobrecoxa sem pele e sem osso, gerando um ganho real de aproximadamente 35%. Alteração do tipo de salsicha ofertada: de frango para peru.

 

Oferta de frutas a todos os alunos da rede de ensino – municipal e estadual– anteriormente apenas as creches recebiam frutas. Oferta de aproximadamente 350 gramas de frutas, legumes e verduras por semana para todos os alunos da rede de ensino público, quando a legislação vigente exige apenas 200 gramas;

 

Cardápios diferenciados nas festividades tradicionais (pão de queijo, suco em caixinha, barra de cereais). Ampliação do Programa Agricultura Familiar, hoje responsável por abastecer 85% dos gêneros hortifrútis oferecidos na merenda escolar.

 

Inclusão de suco, sobremesas e biscoitos, fortificados com ferro e vitamina, nas refeições. Exigência de melhor qualificação dos alimentos licitados, com a presença da Nutricionista do setor da Merenda Escolar nos pregões; aquisição de balcão térmico, de pratos de vidro, refresqueira e utensílios de cozinha.

 

E por fim, a valorização das merendeiras com Treinamento anual por parceiros e profissionais especialistas nas áreas de higiene e segurança alimentar, assim como treinamento junto a profissionais do DSE (Departamento de Suprimento Escolar).

 

Implantação dos Projetos de Bem Com Vida I e II: alunos longe das ruas

 

Um dos grandes pilares da Educação Municipal de Pereira Barreto foi implantação dos projetos De Bem Com a Vida I e de Bem Com a Vida II, que objetivam desenvolver ações socioeducativas, visando a inclusão social e desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes valorizando a autoestima dos participantes e desenvolver habilidades de convivência social, como a aprendizagem da comunicação, da interação, da decisão coletiva, do cuidado com o ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da noção de que cada um é responsável pela conquista de melhores condições de vida e por melhores condições do ambiente em que vive.

 

O Projeto de Bem Com a Vida I, localizado na Rua Guanabara, nº 3168, atende cerca de 180 alunos da EMEB “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues” e de 250 pessoas da comunidade local, nas seguintes oficinas: Aula de Apoio à Aprendizagem, Esporte, Violão, Teclado, Canto e Coral, Biscuit, Caixa em MDF, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Dança, Dança Aeróbica e Informática para a comunidade.

 

Já o Projeto de Bem Com a Vida II, atende cerca de 400 alunos, nos projetos de iniciação instrumental e musical, que têm como objetivos oferecer às crianças a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos do mundo da música, desenvolver habilidades musicais estimulando o aprendizado de um ou mais instrumentos, colaborar no processo educacional estimulando a prática em grupos servindo como ferramenta de apoio e suporte as unidades escolares do município.

 

Encontro Escola Para Pais: aproximando as famílias do ambiente escolar

 

Um dos grandes projetos desenvolvidos pela Administração Municipal é o Encontro Escola Para Pais, um projeto que tem por objetivo promover e fortalecer relações saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela na formação de verdadeiros cidadãos.

 

Nos encontros, os pais dos alunos vão até as unidades escolares dos filhos e são recebidos com apresentações dos próprios alunos, além de assistirem a palestras dos mais importantes profissionais da Educação do país.

 

O projeto Escola Para Pais busca possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros, ouvir, informar e orientar os pais.

 

Oficinas Curriculares: ensino diferenciado para os alunos pereira-barretenses

 

Os alunos das escolas municipais de Pereira Barreto têm à sua disposição diversas oficinas curriculares à disposição: Iniciação Musical para a Educação Infantil, Iniciação Musical – Violão, viola, canto e coral, possibilidade de participação da Orquestra Popular Caipira e da Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL.

 

Por essas oficinas, Pereira Barreto foi o 4º Município do Brasil e 3º do Estado de São Paulo a implantar projetos de musicalização inseridas no currículo escolar.

 

Adoção do Sistema Anglo de Ensino: material de escolar particular nas escolas municipais

 

Em 2015, a Administração Municipal resolveu dar mais um passo na revolução educacional de Pereira Barreto: as escolas municipais passaram a trabalhar com o Sistema Anglo de Ensino, um dos mais renomados materiais didáticos do país. O material é adotado em diversas escolas particulares do país e é ofertado nas escolas municipais de Pereira Barreto de maneira gratuita.

 

A parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Anglo de Ensino assegurou também diversas oficinas voltadas para a formação continuada dos professores do ensino municipal, garantindo ainda mais capacitação profissional para a equipe de educadores.

 

Qualidade de ensino comprovada por diversos órgãos

 

Para afirmar que Pereira Barreto tem um dos melhores sistemas de ensino municipal do país, é preciso de comprovação por instituições com grande credibilidade. E isso aconteceu: na última avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) formulado pelo Ministério da Educação, Pereira Barreto alcançou a nota de 7,1 em 2013, numa escala de 0 a 10. A meta para o ano em estudo era de 5,9 para o município. O país conseguiu obter 5,2 pontos, por exemplo. Uma curiosidade relacionada ao IDEB de Pereira Barreto é que a meta estabelecida pelo Governo Federal para o município em 2021 deverá ser de 6,8 pontos. Os resultados de 2013 já mostram que Pereira Barreto está muito a frente desta projeção, ressaltando o excelente trabalho realizado pela Administração Municipal na Educação.

 

Pereira Barreto também é destaque em um outro índice: o município figura na 88ª colocação do ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.

 

IOEB é formulado pelo Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann. Assinado pelos mesmos autores do Ideb – Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP – o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação.

 

Alguns números chamam a atenção em Pereira Barreto: a nota obtida pelo município foi de 5,4. A nota do Brasil é de 4,5 e a nota do Estado de São Paulo é de 5,1. Na região, Pereira Barreto lidera o ranking.

 

Outro órgão respeitado é o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que também tem um índice para avaliar a Administração, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Dentre os índices que compõem o IEGM, está o I-Educ, Índice Municipal da Educação que mede o resultado das ações da gestão Pública Municipal nesta área, sendo que Pereira Barreto foi avaliado com a nota A.

 

O Instituto Ayrton Senna é outra organização extremamente respeitada no Brasil e no mundo. Não tem fins lucrativos e foi criado há mais de 20 anos, que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Em 2015, o Instituto Ayrton Senna concedeu a Pereira Barreto o prêmio Gestão Nota 10, que congratula os poucos municípios brasileiros que conquistaram avanços significativos na educação pública.

 

Se o trabalho é sério, então é para sempre

 

São diversas medidas que explicam o sucesso de Pereira Barreto na Educação: ar condicionado em todas as escolas, professores atuando nas creches desde o berçário, atendimento educacional especializado, atendimento fonoaudiológico e psicológico, oficinas de jogos, parcerias com outras secretarias como a de Saúde, Turismo e Meio Ambiente, capacitações profissionais para professores com renomados doutores e mestres da Educação, plano de carreira e remuneração do Magistério Público Municipal, formulação do Plano Municipal de Educação, construção do novo Centro de Formação dos Professores, dentre vários outros.

 

Porém o mais importante, é que os pais se lembrem de como era a escola de seus filhos antes e como está agora. Seriedade e competência tem que durar para sempre.

 

Acesse-:> https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/parasempre/educacao/

 

educacao fee61

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]