Ciclo de Gestão Cultural está com inscrições abertas

Compartilhe:

Evento será realizado no próximo dia 29 nas dependências das FIU.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com as FIU (Faculdades Integradas Urubupungá) e o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, trazem para Pereira Barreto, o Ciclo de Gestão Cultural. As inscrições são gratuitas, já estão abertas e os interessados deverão se inscrever no site: www.oficinasculturais.org.br .

O Ciclo de Gestão Cultural será realizado no dia 29 de Junho, sábado, das 9 às 18h, nas dependências das FIU. Ao todo, serão três oficinas ministradas no dia. O Ciclo de Gestão Cultural tem por objetivo de abordar temas como elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, entre outros. O evento é voltado para gestores e dirigentes culturais, produtores, captadores, artistas, estudantes de artes e interessados em geral. O ciclo integra as atividades das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS, organização social que desenvolve e gere programas e projetos, em parceria com municípios.

A primeira oficina tem 30 vagas abertas e as inscrições vão até o dia 26 de Junho. Com o tema “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais”, a oficina, ministrada pela especialista Daniele Torres, vai abordar a visão empreendedora da área cultural, unindo propostas artísticas e culturais a uma visão de negócios. A proposta da oficina é discutir quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando o mercado atual.

A segunda oficina também tem 30 vagas abertas e as inscrições vão até o dia 26 de Junho. Ministrada pela produtora cultural, Inti Queiroz, o tema da segunda oficina é “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura”. Queiroz é doutora e mestre em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), com pesquisa sobre as políticas culturais brasileiras contemporâneas e ministra cursos livres na escola Cultura e Mercado em unidades do Sesc São Paulo.

A terceira oficina será uma Mentoria de Projeto Culturais onde serão selecionados cinco projetos e seus respectivos realizadores culturais, que podem ser individuais ou coletivos. Portanto, possui apenas cinco vagas e é preciso fazer a inscrição até o dia 9 de Junho, domingo. A proposta é de apoiar o agente cultural, identificando lacunas do seu projeto e colaborando para uma qualificação maior do profissional. São apenas cinco projetos selecionados, de acordo sua relevância e potencial da ideia, além da coesão das respostas às perguntas do formulário. Segundo a Poiesis, o objetivo é analisar as principais questões que impactam seu negócio criativo, como a especificidade da demanda ou da oportunidade, afim de justificar a ação, proposta de valor e o público-alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *