Alunos do Projeto Capoeira Viva participam de evento em Guaraçaí

Alunos do projeto receberam a primeira corda na graduação, expressão cultural brasileira já mudou a vida de centenas de crianças e adolescentes em Pereira Barreto.

Os alunos do Projeto Capoeira Viva de Pereira Barreto, participaram no último sábado(9) da graduação, evento dedicado a capoeira no Município de Guaraçaí. O Projeto Capoeira Viva é desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura e tem o intuito de tirar das ruas crianças e adolescentes, e até mesmo adultos, carentes e situação de vulnerabilidade social.

O projeto já mudou a vida de inúmeras pessoas, resgatando auto-estima e a valorização pelos estudos, o projeto anda lado a lado com a educação em Pereira Barreto. A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

No evento, estiveram presentes os alunos do projeto Capoeira Viva , na qual muitos graduaram, como os pequenos que pegaram sua primeira corda e outros que trocaram a graduação. O evento teve a participação de varias cidades da região, além de Pereira Barreto, participaram os Municípios de Guaraçaí, Holambra, Andradina, São José do Rio Preto, Valparaíso, Campo Grande, Santos, Araçatuba e Votuporanga.

O Projeto Capoeira Viva é um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo com a coordenação da Agente de Cultura, Gabriela Gonzaga, com a supervisão do Diretor Municipal de Cultura, Mário Irikura. O projeto é destinado à crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, buscando desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando que a prática da Capoeira é um esporte saudável e que propaga cultura.