Campanha de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa terá início nesta quarta-feira

Campanha objetiva divulgar, sensibilizar e convocar a população sobre a violência praticada contra idosos e divulgar os canais de denúncia para coibir esta prática.

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Pereira Barreto juntamente com a Secretaria de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), organizações da sociedade civil e o Conselho Municipal do Idoso, darão início nesta quarta-feira (5) à Campanha de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa. A campanha começa com a panfletagem de material educativo alusivo ao Combate contra a Violência a Pessoa Idosa na Feira da Lua, a partir das 19h.

A campanha contar atividades intergeracionais nas escolas municipais com participação do grupo de Dança Sênior, Conselho Municipal do Idoso e CREAS, para integração dos alunos com os idosos, orientações quanto ao respeito a pessoa idosa, segue a programação da atividade nas escolas municipais :

– 6/6 (quinta-feira) às 9h e às 15h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da AERFAC;

– 6/06 (quinta-feira) às 13h30min, na APAE;

– 10/06 (segunda- feira) às 14h, na EMEB “Com; Hirayuki Enomoto”;

– 11/06 (terça-feira) às 9h30min, na EMEF da Fazenda Esmeralda;

– 12/06 (quarta-feira) às 8h e às 14h na EMEB “Prof.ª Celda Mello de Oliveira”;

– 13/06 (quinta-feira) às 8h30min às 14h30min na EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” – Apresentação da Dança Sênior;

– 14/06 (sexta-feira) às 8h30min, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” –  Apresentação da peça teatral “Eu… a viola e Deus”, destinadas às famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A violência contra pessoa idosa é tema que merece atenção, informação e a busca pela sua erradicação, uma vez que tal atitude caracteriza a violação aos direitos humanos. É importante conscientizar e informar às pessoas, especialmente às vítimas, sobre as formas de violência e os meios para seu combate. Infelizmente, parte da sociedade encara o envelhecimento como o desencadeamento de um problema, como uma decadência do ser humano, gerando os atos e manifestações de violência a esta faixa etária.

As principais manifestações de violência contra a pessoa idosa são:

– Abuso físico, maus-tratos físicos ou violência física: são expressões que se referem ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

– Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos: correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.

– Abuso sexual, violência sexual: são termos que se referem ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hétero relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

– Abandono: é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

– Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Ela se manifesta frequentemente associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

– Abuso financeiro e econômico: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.

– Autonegligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

– Violência emocional e social: refere-se à agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito à intimidade, falta de respeito aos desejos, negação do acesso a amizades, desatenção a necessidades sociais e de saúde.

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Este é um tema de suma importância, pois, segundo o IBGE, a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado consideravelmente. Em 1940 era de 45,5 anos passando a 75,8 anos em 2016. Em 2020, estima-se que a população acima de 60 anos possa ultrapassar os 20 milhões de pessoas.

Como mostram as estatísticas, as chances de chegarmos a uma idade avançada são muito grandes, no entanto, a população ainda encara o envelhecimento como o desencadeamento de um problema, como uma decadência do ser humano, gerando os atos e manifestações de violência a esta faixa etária.

O intuito da campanha de tema “O Respeito Não Envelhece” é conscientizar a população de Pereira Barreto sobre o que constitui a violência contra a pessoa idosa e que no município existem órgãos de atendimento para esse tipo de violação como o CREAS, a Delegacia de Proteção à Mulher e a Rede Municipal de Atendimento.