Aulas das terceira turma do Programa Time do Emprego tiveram início nesta semana

O programa tem como objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta terça-feira (8), às aulas da terceira turma do Programa Time do Emprego. O programa será ministrado no Centro Cultural II do bairro Vila Marão.

O programa é oferecido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. O Time do Emprego já beneficiou mais de 23 mil pessoas em todo o estado. Em 2012, foram 140 municípios atendidos e 97 facilitadores (pessoas responsáveis pelos “times”) capacitados.

Criado em abril de 2001, a ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a SERT adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

Os conteúdos do Time do Emprego são desenvolvidos durante 12 encontros (um por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas. O Público-alvo do programa são os trabalhadores desempregados maiores de 16 anos ou jovens em busca do primeiro emprego