Prefeitura Municipal recolheu mais de 750 litros de óleo de cozinha usado neste mês

Através do Programa de Troca de Óleo Usado, munícipes que retiram um litro novo de óleo de cozinha a cada 4 litros usados que são entregues para a Administração Municipal.

 

 O óleo de cozinha utilizado nas residências pode representar um grande perigo para o meio ambiente se não for descartado corretamente. Para isso, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto desenvolve um programa junto à população, em que os munícipes podem levar este óleo usado até os pontos de coleta e receber um litro novo de óleo. A cada 4 litros óleo entregues no postos de coleta, 1 litro novo é dado ao cidadão. Na última semana, foram recolhidos 757 litros de óleo de cozinha usado, totalizando 190 litros de óleo novo a serem distribuídos entre os munícipes participantes do programa.

 

Para viabilizar o programa foram criados dois pontos de troca permanente no município, um na Secretaria Municipal de Assistência Social e outro na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e empresa Granol, que produz e comercializa grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel.

 

Qualquer cidadão pode participar do programa, basta ir até um dos locais de coleta, e lá retirar um cupom, que dá direito ao novo litro de óleo, que deve ser retirado no local.

 

O óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.

 

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

 

Para o Prefeito Arnaldo Enomoto, o programa é fundamental para todos: “além da conscientização, o programa prevê a coleta e destinação final adequada do produto. O óleo reaproveitado pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Dessa forma ganha o cidadão, que recebe um óleo novo, ganha o município, que vai cumprindo suas metas ambientais, ganha a empresa que recebe matéria-prima e principalmente, ganha o meio ambiente que não é contaminado” destacou o Chefe do Executivo Municipal.

 

Posto de troca: 
Secretaria Municipal de Assistência Social
Rua: Fauzi Kassin , 1675

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]