Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na última sexta-feira

Data é importante para alertar sobre a preservação ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na última sexta-feira (5). Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente. Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizada diversas atividades ao longo do ano que visam a preservação do meio ambiente e ainda trazem benefícios imediatos para a população como a participação no Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo, que já rendeu diversas premiações para Pereira Barreto como máquinas agrícolas.

Outras ações como o Programa de Troca de Óleo de cozinha evita que a população descarte o óleo usado na natureza, onde a Prefeitura Municipal recolhe o produto usado e dá uma destinação correta para ele, além de trocar para os participantes a cada 4 litros usados, um litro novo de óleo.

A Administração Municipal ainda retira da natureza os pneus inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente que constituem passivo ambiental, que resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública. Outra ação recorrente no município é o plantio de árvores em áreas de preservação ambiental.

As medidas da Prefeitura Municipal ressaltam sua preocupação na preservação do meio ambiente e ainda proporcionar um lugar melhor para as gerações futuras.