Turismo em Pereira Barreto volta a ser impulsionado com a cheia do Rio Tietê

Economia local já sente o reflexo da volta ao normal do nível do principal afluente do município.

A Estância Turística de Pereira Barreto vive um momento muito bom com a cheia do Rio Tietê. O município, bem como a região, viveu tanto em 2014 quanto em 2015 um grave período de seca, que transformou a paisagem local, situação atípica em que a população pôde sentir os efeitos da crise hídrica na economia. Em Dezembro passado e no começo deste ano, no entanto, a realidade se tornou bem diferente. A volta das chuvas pelo estado de São Paulo, fez com que os rios voltassem ao normal, e especialmente, em Pereira Barreto, o Rio Tietê voltou ao seu nível, trazendo consigo o movimento turístico.

Na economia local já é possível perceber os reflexos da cheia do rio. Os donos de ranchos, pousadas e hotéis já notam o aumento na procura por vagas em seus estabelecimentos: “neste fim de semana, iremos receber cerca de 15 pessoas vindas de Campinas. A principal procura é em relação a pesca, um dos nossos principais atrativos” declarou o dono de pousada, o senhor Luiz Carlos dos Ramos da Silva, o Luizinho.

“A procura já aumentou bastante, pelo telefone e pela internet os turistas já estão querendo reservar datas para virem à Pereira Barreto. É algo muito positivo para o nosso município” disse Jorge Kondo, também proprietário de uma pousada.

Com a volta do nível normal do rio, o principal atrativo turístico de Pereira Barreto, a Praia Municipal “Pôr do Sol” também voltou a apresentar um aumento significativo de frequentadores. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, no fim de semana passado, cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes para desfrutar do local.

Outro ponto, que ficou marcado como um dos símbolos da seca, apresenta agora um movimento muito maior, agora para o uso da população. O Porto Municipal também foi beneficiado pela cheia do rio, se tornando um importante ponto para pescadores e para os munícipes usufruírem.

A retomada do potencial turístico de Pereira Barreto deverá fazer outros setores da economia municipal reaquecerem, gerando mais renda para a população, como espera o Prefeito Arnaldo Enomoto: “podemos perceber a diferença que o recuo das águas do Tietê afetou nosso município. Felizmente tudo voltou ao normal e agora nossa população e os visitantes podem desfrutar do nosso potencial. Reinauguramos a praia no fim do ano passado e todos já podem aproveitar os espaços criados ali, como os quiosques, nosso Barco Caribenho que muitos tiram fotos lá, a Vila Temática, os estabelecimentos comerciais ali instalados e que têm atendido muito bem a todos”.