Prefeitura promoveu “Manhã da Cidadania” com diversos serviços para a comunidade.

Serviços de saúde, assistência social, e cultural foram oferecidos totalmente gratuitos para a população de Pereira Barreto, no último sábado na “EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues”.

A manhã de sábado (26) na Estância Turística de Pereira Barreto foi de integração e ação cidadã, entre comunidade e os setores da prefeitura. A segunda edição do “Manhã da Cidadania”, reuniu centenas de pessoas que participaram de varias ações de atendimento, no intuito de fortalecer os vínculos entre as famílias, e desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, através do estimulo à participação cidadã.

Entre as ações realizadas no local pelos setores de Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social, destacamos as apresentações lúdicas para as crianças. Serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia digital para os portadores de Diabetes, avaliação da caderneta de vacina das crianças, teste rápido, orientações nutricionais, orientações sobre prevenção do câncer de colo de útero e mama, orientações sobre complicações de doenças cardiovasculares e orientações sobre direitos sociais de pacientes com câncer. A UAPS (Unidade de Atenção Psicossocial), ofereceu a população oficinas de artesanato, além de exposição dos artesanato confecionados realizado pela unidade.

O evento também contou com diversas atrações culturais apresentadas pelos alunos integrantes do Projeto De Bem Com a Vida I, do grupo Doutores da Esperança e da Secretaria Municipal de Cultura, além da Legião Mirim, que ressaltou sobre o processo de inscrição para fazer parte da entidade, além de orientações, esclarecimentos de dúvidas, dentre outras atividades.

A coordenadora do CRAS, Elisângela Scarpa Vilalva, disse sobre a importância das ações comunitárias por meio de atividades culturais para as famílias de Pereira Barreto: “A utilização de atividades culturais em Pereira Barreto, tais como dança, teatro, música, mostra de artes plásticas e artesanato, entre outros, só fortalece e sensibiliza a comunidade para uma maior adesão às ações comunitárias.”, ressaltou a coordenadora.

O evento reuniu outras ações sociais como corte de cabelo, e cultural, em destaque a cultura negra que foi representada por meio das apresentações de capoeira, o evento foi realizado na EMEB “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues”.