Prefeitura Municipal irá realizar o Manhã da Cidadania neste sábado

Atividades culturais do evento serão realizadas na EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues”.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Estância Turística de Pereira Barreto convida toda população pereira-barretense para prestigiar a segunda edição do evento comunitário “Manhã da Cidadania”, onde várias ações de atendimento serão realizadas no local pelos setores de Cultura, Saúde, Educação e Assistência Social.

O evento será realizado neste sábado (26) na EMEB “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues”, a partir das 8h30min às 11h30min, com apresentações lúdica para as crianças. O evento das ações comunitárias do CRAS/PAIF tem o intuito de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade, fortalecer os vínculos entre as diversas famílias, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, através do estimulo à participação cidadã.

Varias ações serão oferecidas a população totalmente gratuitas como atendimentos, distribuição de panfletos educativos pela equipe do CRAS/CREAS sobre os serviços, como os programas e benefícios que são ofertados pela unidade, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A Equipe Municipal de Saúde também estará no local prestando os serviços à comunidade. O Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB) realizará aferição de pressão arterial, verificação de glicemia digital para os portadores de Diabetes, avaliação da caderneta de vacina das crianças que apresentarem a caderneta de vacinação, reste rápido,  orientações nutricionais, orientações sobre prevenção do câncer de colo de útero e mama, orientações sobre complicações de doenças cardiovasculares e orientações sobre direitos sociais de pacientes com câncer. A UAPS (Unidade de Atenção Psicossocial), oferecerá oficinas de artesanato, exposição dos artesanato e divulgação do trabalho realizado pela unidade.

O evento também contará com diversas atrações culturais apresentadas pelos alunos integrantes do Projeto De Bem Com a Vida I, do grupo Doutores da Esperança e da Secretaria Municipal de Cultura, além da da Legião Mirim, que irá falar sobre o processo de inscrição para fazer parte da entidade, além de orientações, esclarecimentos de dúvidas, dentre outras atividades.

A coordenadora do CRAS, Elisângela Scarpa Vilalva, destaca a importância das ações comunitárias por meio de atividades culturais para as famílias de Pereira Barreto: “a utilização de atividades culturais em Pereira Barreto, tais como dança, teatro, música, mostra de artes plásticas e artesanatos, entre outros, só fortalece e sensibiliza a comunidade para uma maior adesão às ações comunitárias. Será um evento muito lindo com várias atividades e contamos com a participação de todos”, ressaltou a coordenadora.