Secretária de Saúde se reuniu com pesquisadores da Keele University e do Instituto Oswaldo Cruz

Publicado: Terça, 02 Julho 2013 14:07 Escrito por Assessoria de Imprensa

Foto: Profº Gordon Hamilton (esq.) e Dr. Reginaldo Peçanha Brazil (dir.)

Foto: Profº Gordon Hamilton (esq.) e Dr. Reginaldo Peçanha Brazil (dir.)

Encontro serviu para buscar uma nova maneira de combater o transmissor da Leishmaniose Visceral

A Secretária de Saúde de Pereira Barreto, Carmem Silvia Guariente de Paiva, reuniu-se nesta segunda-feira (1) com pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz e da Keele University, da Inglaterra, na sala de reuniões do Centro de Saúde “Dr. Dermival Franceschi”. Juntamente com outros funcionários da saúde, a Secretária ouviu a proposta de um novo projeto que controla os mosquitos palha, transmissores da Leishmaniose Visceral.

O projeto apresentado pelo Dr. Reginaldo Peçanha Brazil, do Instituto Oswaldo Cruz, pelo Dr. Daniel Peter Bray e pelo Professor Gordon Hamilton, ambos da Keele University, visa controlar tanto machos como fêmeas do mosquito-palha para evitar a transmissão da Leishmaniose Visceral. A pesquisa está sendo desenvolvida no Brasil, em regiões como o Nordeste e a região Sudeste.

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebotomíneo infectado, também conhecido como mosquito palha ou birigui. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães.

Foto: O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Centro de Saúde