Curso de Teatro promovido pela Prefeitura Municipal entra em sua fase final

Publicado: Segunda, 10 Junho 2013 16:06 Escrito por Assessoria de Imprensa

Foto: Em pé, professor Djalma França

Foto: Em pé, professor Djalma França

 

Curso voltado para a Introdução à técnica Meisner vem sendo ministrado desde Abril na Casa da Cultura

 

O Curso de Teatro com o tema “Introdução à Técnica Meisner” promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto entrou em sua fase final de aprendizagem. O curso está sendo ministrados aos sábado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” pelo professor Djalma França.

 

No curso, Djalma ensina os atores a técnica Meisner, um método de interpretação desenvolvido por Sanford Meisner com base no sistema de Stanislavsky, que inclui uma série de exercícios para eliminar a intelectualização dos atores, permitindo desenvolver a disciplina e a concentração necessárias para o aprendizado na prática do diálogo, da escuta e do tempo na arte de contracenar.

 

Djalma também desenvolve uma série de exercícios de tempo e contra tempo no curso, onde os alunos tem que se manterem focados no ritmo dos exercícios, se desligando do mundo exterior. Através de jogos, os atores se dividem em duplas e vão se ajudando. Buscando criar situações que os ajudem durante uma interpretação, de um teste, simulando situações, sempre tendo a liberdade de se expressarem, até fisicamente, quando forem de sua vontade.

 No curso, Djalma ensina os atores a técnica Meisner, aos alunos

Foto: No curso, Djalma ensina os atores a técnica Meisner

 

“O ator tem que viver circunstancialmente em condições imaginárias, durante a realização da cena, se deixar levar pelo impulso, transmitindo a verdade na ação. Nada de atuação, apenas o ator sendo o que ele se propõe a ser na sua vida” ressalta Djalma França. “Os exercícios são, por exemplo, focados na repetição, ajudando o ator a ouvir o outro ator. Os monólogos são o maior desafio dos atores, pois ele contracena sozinho. Ele tem que saber mapear todo o texto e entender como ele é feito e só assim ele é capaz de retomá-lo e vive-lo com a máxima realidade”.

 

Djalma França é natural de Birigui e tem mais de 17 anos de atuação. É ator, diretor e preparador de atores. Formou-se em Arte Dramática pelo Senac-SP e é especialista, pelo Instituto Stanislavsky de São Paulo, na linha de interpretação sistematizada pelo ator e diretor russo Konstantin Stanislavsky. Atuou em peças musicais, curtas-metragens, comédias, dramas, novelas, foi dublê e atuou também em filmes publicitários.

 

Participantes do curso que está sendo ministrados aos sábado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”

Foto: Participantes do curso que está sendo ministrado aos sábados na Casa da Cultura

“Maestro Aristeu Custódio Moreira”

Horário de atendimento ao público: De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Horário de funcionamento: De Segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Telefone da Prefeitura de Pereira Barreto
+55 (18) 3704 8500
Endereço Prefeitura de Pereira Barreto
Av: Jonas Alves de Mello 1947
Cep 15370-000 Pereira Barreto (SP)
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 - 2017 Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br