CRAS realizou Oficina de Rap com jovens do Programa Ação Jovem

Publicado: Quinta, 09 Agosto 2018 13:29 Escrito por Assessoria de Comunicação

A oficina faz parte das ações que compõem o plano de atividades que vem sendo realizado com os jovens neste ano.

A equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou uma atividade socioeducativa com os jovens do Programa Ação Jovem, utilizando letras de Rap, como forma de expressão cultural e de identidade Social. Para a realização da oficina, os profissionais contaram com três profissionais contratados pela empresa IAS: um rapper, uma professora de dança e um psicólogo.

A atividade foi iniciada com a execução de um clip de Rap com o tema “Crack”. Esta metodologia foi utilizada para gerar uma reflexão aos jovens e logo após análise da música, o rapper ensinou aos adolescentes técnicas de construção de letra de Rap, perpassando pela sua história e tradições, onde a professora de dança iniciou sua fala sobre as modalidades de danças originarias do Hip Hop com demonstração de passos, tipos de categorias de dança e sua linguagem corporal, terminando essa contextualização histórica.

Sendo assim, iniciou-se então a parte pratica da atividade com a construção de letras musicais. Foi proposto que os jovens se dividissem em duplas para a elaboração de acordo com suas vivencias, utilizando as técnicas ensinadas na atividade.

Para o encerramento da oficina, foi realizada a leitura das letras das músicas construídas pelos jovens, e o psicólogo realizou um fechamento reflexivo como base nas questões sociais vivenciadas por eles em seus territórios e a importância da expressão dos sentimentos através de atividades artísticas como música e dança, vinculados à cultura do Hip Hop. A oficina de Rap faz parte das ações que compõem o plano de atividades que vem sendo realizado com os jovens no ano de 2018.