Pereira Barreto consegue primeira pré-certificação no Programa Município VerdeAzul

Publicado: Terça, 03 Julho 2018 13:11 Escrito por Assessoria de Comunicação

Participação no programa já rendeu muitos convênios para Pereira Barreto.

A Estância Turística de Pereira Barreto recebeu por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a qualificação na primeira fase do Programa Município VerdeAzul. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O anúncio dos municípios qualificados para certificação foi feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sistema Ambiental Paulista, que divulgou o nome dos municípios que atingiram os 40 pontos na qualificação para certificação e que não zeraram em nenhuma das diretivas.

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.