Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade foi realizado em Pereira Barreto

Publicado: Segunda, 11 Junho 2018 13:44 Escrito por Assessoria de Comunicação

 

Evento foi realizado no último sábado na Praça da Bandeira.

 

 A Estância Turística de Pereira Barreto sediou neste sábado (9) o Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade. O ciclo objetivou propor um intercâmbio entre a cultura caipira e aconteceu pelo segundo ano consecutivo, em Pereira Barreto. O ciclo foi realizado na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”, e foi totalmente aberto ao público, que contou com a participação de violeiros, artistas, produtores, educadores, músicos, estudantes, pesquisadores de cultura popular, gestores e demais interessados.

 

O evento contou com uma conversa com o tema “Imaginários de um Brasil Caipira”, com Mário de Almeida, Juliana Pérez e Tiago Gonçalves, mediada por Uassyr de Siqueira e trouxe olhares sobre aspectos sociais e econômicos que levaram o caipira, agente social e produtor de cultura, de sujeito construtor de sentidos a personagem-objeto de visões e representações paradoxais e pejorativas.

 

Em seguida foi realizada uma discussão com o tema “Resgate e Resguardo: o papel das Orquestras de Viola Caipira no Estado de São Paulo”, mediada por Saulo Alves, que indagou os instrumentos provocadores de lembranças que constituem um sistema de imaginários e crenças do universo caipira, diferentes maestros refletem sobre o trabalho desenvolvido por suas respectivas Orquestras de Viola, organismos vivos de reconhecimento e reconstrução da memória por meio da música raiz.

 

O ciclo faz parte do Programa Oficinas Culturais, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que, desde 1986, promove formação e vivência à população no campo da cultura. O Programa é administrado pela POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).

 

Hoje, além de quatro unidades localizadas na capital, o programa dialoga como interior por meio de dois festivais (música instrumental e literatura), jornadas de gestão cultural, ciclos de cultura tradicional e contemporaneidade, qualificação artística de grupos de teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e experimentação nas diversas linguagens artísticas bem como à formação de novos públicos.

 

O ciclo é um espaço horizontal de troca, preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores, pesquisadores, mestres e agentes de tradições. Realizado desde 2014,reflete sobre o lugar da cultura tradicional no contexto contemporâneo. Explorando o universo de temas como cultura caipira, caiçara, indígena, tradições afro-brasileiras, religiosidade e cultura popular, já circulou pelos municípios e regiões de Araçatuba, Botucatu, Cubatão, Franca, Ibirá, Jacareí, Mongaguá, Pereira Barreto, Piacatu, Praia Grande, Santos, São José dos Campos, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Tupã.

 

Horário de atendimento ao público: De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Horário de funcionamento: De Segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Telefone da Prefeitura de Pereira Barreto
+55 (18) 3704 8500
Endereço Prefeitura de Pereira Barreto
Av: Jonas Alves de Mello 1947
Cep 15370-000 Pereira Barreto (SP)
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 - 2018 Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br