Escolas municipais de Pereira Barreto receberam ações educativas de trânsito do Programa Clube do Bem-Te-Vi

Publicado: Terça, 15 Maio 2018 13:32 Escrito por Assessoria de Comunicação

Programa tem a finalidade pedagógica de educar para o trânsito os alunos do ensino fundamental do Estado de São Paulo.

Na manhã da última semana, teve início nas escolas municipais de Educação Básica da Estância Turísticas de Pereira Barreto as palestras do Programa de Educação para o Trânsito, “Clube do Bem-Te-Vi”, programa criado em 1990, com a finalidade pedagógica de “Educar para o Trânsito”, coordenado pela Divisão de Apoio à Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do DETRAN-SP, desenvolvido por Policiais Militares do Comando de Policiamento de Trânsito – CPTRAN aos alunos que se encontram matriculados nos estabelecimentos de ensino Fundamental I do Estado de São Paulo.

Em Pereira Barreto, os alunos do ensino fundamental das EMEBs “Celda Mello Oliveira”, “Com. Hirayuki Enomoto”, “Maria Elza de Aguiar Domingues” e Fazenda Esmeralda, participaram das palestras desenvolvidas nas salas de aulas com a presença física dos Policiais Militares devidamente caracterizados com seus uniformes, com o emprego de recursos audiovisuais e linguagem acessível às respectivas faixas etárias e brincadeiras dirigidas para fixar o tema abordado, envolvendo dessa forma alunos e professores.

No término de cada palestra os melhores desenhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, foram escolhidos um de cada série e premiados com materiais do programa; todos os participantes receberam o material educativo de trânsito, composto por uma Cartilha, contendo os principais temas abordados, Talão de Multas Mirim e uma Carteira Nacional de Habilitação Mirim.

A ação educativa tem como objetivo transmitir princípios básicos de segurança no trânsito às crianças, procurando conscientizá-las sobre a importância de manterem preservadas as suas integridades físicas e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros.

O programa busca também que as crianças se tornem multiplicadoras, para que repliquem com seus familiares e amigos um comportamento mais saudável e seguro nas vias públicas, contribuindo, assim, para a formação de consciência cidadã.