Audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico foi realizada na última semana

Publicado: Segunda, 14 Maio 2018 14:20 Escrito por Assessoria de Comunicação

 

 

Apresentação do plano foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu na noite da última quinta-feira (10) uma audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. O encontro contou com a participação do Prefeito Joãozinho, alguns representantes da sociedade civil, parte dos secretários da Administração Municipal, dos representantes da Méthodos Consultoria, que formulou o plano, e do Diretor do SAAE, Mauro André Martins.

 

O Prefeito Joãozinho abriu o encontro explanando sobre a importância da elaboração adequada de um Plano de Saneamento Básico, que é uma ferramenta estratégica de planejamento para a Administração Municipal.

 

Em seguida, o consultor da Méthodos Consultoria, Carlos Alberto Bachiega, explicou os principais pontos de como elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico. E mais um vez destacou que a participação da população é fundamental, pois serão constituídas equipes de trabalho, com munícipes e técnicos da área, que buscarão mapear e elencar as principais dificuldades relacionadas ao saneamento em Pereira Barreto.

 

A Audiência Pública contou com a participação da equipe técnica do Ministério da Saúde/FUNASA/SUEST-SP, representada pela Coordenadora do NICT, Sandra Regina Rodrigues de Souza e pelos engenheiros civis e integrantes do NICT Célio Endo e Elidiana Amélia Rodrigues Mansur.

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico é o instrumento básico de planejamento da Política Municipal de Saneamento para os próximos 15 anos e sua elaboração é obrigatória para todos os municípios brasileiros, obrigatoriedade essa posta pela Lei Federal 11.445 de 5 de Janeiro de 2007, regulamentada pelo Decreto Federal 7.217 de 21 de Junho de 2010.

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico deverá contemplar o diagnóstico da situação e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas; objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização, admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais; programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, de modo compatível com os respectivos planos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento; ações para emergências e contingências e mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.

 

 

 

 

 

Horário de atendimento ao público: De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Horário de funcionamento: De Segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Telefone da Prefeitura de Pereira Barreto
+55 (18) 3704 8500
Endereço Prefeitura de Pereira Barreto
Av: Jonas Alves de Mello 1947
Cep 15370-000 Pereira Barreto (SP)
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 - 2018 Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br